03 de agosto de 2018
Isac Souza faz apelo contra 'ativismo judicial' do STF
Moção de apelo foi aprovada em regime de urgência na 40ª reunião ordinária.
De autoria do vereador Isac Souza (PTB), a moção de apelo 98/2018 pede à Câmara dos Deputados a aprovação do projeto de lei 4.754/2016, que define como crime de responsabilidade dos ministros do STF (Supremo Tribunal Superior) a usurpação das competências dos poderes Legislativo e Executivo.
A moção foi aprovada em regime de urgência na noite desta quinta-feira (2), durante a 40ª reunião ordinária. Na justificativa, Isac chama a atenção para os riscos do "ativismo judicial", quando o Judiciário interfere nas atividades de responsabilidade dos demais poderes.
Segundo o vereador, essa ação cria um precedente que afeta a harmonia dos três poderes. "Nossos ministros do STF invariavelmente estão tentando construir normas naquilo que não é de competência deles", argumenta Isac.
O vereador citou como exemplo a criminalização do aborto: caso o projeto de lei 4.754/2016 não seja aprovado pelo Congresso Nacional, o STF poderá interferir na decisão, tornando legal a prática do aborto no Brasil.
Em pela ordem, os vereadores Gilmar Rotta (MDB) e Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB), parabenizaram a moção de apelo de Isac. "O aborto é tão polêmico, que se faz jus não a três ou quatro pessoas resolverem, e sim uma população toda. Nós temos que estar bem atentos a isso", disse Tozão.
Filmagem: TV Câmara
Revisão: Ricardo Vasques - MTB 49.918
NOTÍCIAS RELACIONADAS
01 de dezembro de 2020
26 de novembro de 2020
23 de novembro de 2020
16 de novembro de 2020