PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

08 DE NOVEMBRO DE 2019

Humberto Dantas traz dados e visão dos jovens sobre a política


O professor ministrou a palestra “O que pensa o jovem sobre a política”, durante o 6º encontro estadual das Escolas do Legislativo.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (8).

Evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (8).
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (8).

Evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (8).
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (8).



Na manhã desta quarta-feira (8), durante o 6º encontro estadual das Escolas do Legislativo, o professor e conselheiro da Fundação Kônrad Adenauer, cientista político Humberto Dantas de Mizuca, ministrou a palestra “O que pensa o jovem sobre a política”, no salão nobre Helly de Campos Melges da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Dantas apresentou percepções de jovens do ensino médio de escolas municipais e estaduais paulistanas que foram capatadas em pesquisa realizada em oito unidades escolares, com a participação de 2.317 entrevistados. 55% são estudantes municipais, 32% estaduais, sendo 82% nas escolas regulares, 14% no ensino técnico e 4% no ensino normal.

Sobre questões familiares, o público da pesquisa apontou a média de quatro pessoas na casa, sendo que 69% dos pesquisados tem renda entre um a cinco salário mínimos.

Em relação a democracia, Dantas é enfático: “Não existe essa dos jovens serem o futuro do país. Todos nós somos o futuro do país”. Além disso, ele aponta que 29,4% dos estudantes concordam sobre o voto ser obrigatório, 73,8% concordam sobre ser um direito.
Os dados apontam ainda que 76,3% não gostam de política, mas sabe que é importante e apenas 12% gostam, o que o conselheiro considera um fator preocupante.

Ele também destacou a percepção dos jovens pesquisados nas atividades realizadas pelas câmaras municipais e os vereadores de São Paulo. Segundo Dantas, o mais importante para 51% dos entrevistados é a criação de leis para as cidades. 43% entendem que são demandas atendidas em bairros pelos parlamentares. 

O palestrante é voluntário da Escola do Legislativo de Piracicaba e está coordenando o curso Iniciação Política, no qual tem o objetivo de oferecer aos participantes um conteúdo capaz de alterar a relação dos jovens com a política. O último encontro ocorre no da 13 de novembro e discutirá os temas “Estrutura do Estado Brasileiro" e "Conquistas e Organização da Sociedade", que será ministrado por Maria Isabel Soares.



Texto:  Fernanda Rizzi


Escola do Legislativo

Notícias relacionadas