PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

29 DE NOVEMBRO DE 2019

Grupo de forró será homenageado pelos 20 anos de existência


Forrófiando receberá moção de aplausos do vereador Wagner Oliveira, o Wagnão



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

A propositura foi aprovada na 71ª reunião ordinária



Criado em Piracicaba no final da década de 90, o grupo Forrófiando será homenageado com moção de aplausos pelo vereador Wagner Oliveira, o Wagnão (PHS), pelos 20 anos de existência em Piracicaba. O parlamentar entregará a moção 223/2019, que foi aprovada nesta quinta-feira (28), na 71ª reunião ordinária, para os músicos Francelino Manoel Alves, Nereu André e Augusto França.

O grupo Forrófiando foi fundado por Francelino Manoel Alves, filho de Severina e Manoel. Francelino é casado há 46 anos com Francisca e tem três filhos: Léo, Carlos e Lidiane; nove netos e duas bisnetas. “Francelino é um homem trabalhador e muito honesto, traços que herdou de seus pais”, disse Wagnão em sua justificativa.

O cantor chegou em Piracicaba em 1982 e a partir do envolvimento com músicos do cenário musical local, notou que a música nordestina era pouco conhecida em Piracicaba. Com esta percepção, Francelino formou seu primeiro grupo, o Unidos do Forró.

O Forrófiando é uma das bandas pioneiras do estilo musical forró no estado de São Paulo. O grupo, que se enquadra no estilo forró universitário, “levanta a bandeira” do estilo tradicional de forró nordestino, conhecido como pé-de-serra, popular devido aos cantores Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, entre outros.

Em sua trajetória, o Forrófiando participou dos shows de cantores de referência no cenário musical como Dominguinhos, Falamansa, Bicho de Pé, Trio Virgulino, Elba Ramalho, CPM 22, Roupa Nova e Gabriel Pensador. Além disso, o grupo realizou shows por todo o Brasil.

Atualmente, o Forrófiando promove shows por toda a região, em bares, casas noturnas, festas particulares, além de apresentações no SESC (Serviço Social do Comércio) de Piracicaba, no SESC de Sorocaba, no SESC de Campinas e na Festa das Nações.

 



Texto:  Larissa Souza


Legislativo Wagner Oliveira

Notícias relacionadas