09 de agosto de 2017

Gênero, mulher e mundo do trabalho são temas de curso na Câmara

Palestra integrou o curso "Promovendo a inclusão e o empoderamento feminino", da Escola do Legislativo.

A Escola do Legislativo iniciou, nesta terça-feira (9), o curso "Promovendo a inclusão e o empoderamento feminino", em parceria com a Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). A historiadora Marilda Soares falou sobre gênero, mulher e o mundo de trabalho.

A vereadora Nancy Thame (PSDB) apresentou a proposta da Escola do Legislativo para as 33 pessoas que compareceram ao curso. Em seguida, introduziu Taís Lacerda, que explicou a dinâmica e a importância do debate e passou a palavra para Marilda.

A historiadora falou do projeto de decreto legislativo 29/2017, que cria o Fórum Permanente de Empreendedorismo Feminino, e do projeto de resolução 5/2017, que cria, na Câmara, a Procuradoria Especial da Mulher.

Marilda abordou a desigualdade, a diferença entre os conceitos de sexo (ordem biológica do indivíduo), a orientação sexual (inclinação de caráter afetivo) e a identidade de gênero (construído culturalmente, socialmente, segundo a historiadora). "Criam-se esteriótipos do papel do homem e da mulher. E o conflito dá-se quando a sociedade não aceita o comportamento do indivíduo", comentou.

A historiadora também explicou os arquétipos gregos femininos, para ilustrar os modelos de comportamento feminino: o arquétipo de Pandora, para dar a ideia da propriedade, quando ela foi dada de presente a um homem, e a construção do esteriótipo no pensamento dos antigos filósofos. "São várias características negativas, pejorativas que temos até hoje", disse Marilda, que trouxe exemplos de comentários negativos na internet para ilustrar a resistência quanto à igualdade do gênero.

Diferenças salariais, porcentagem de mulheres no mercado de trabalho, desigualdades no Brasil e no mundo também foram argumentos usados por Marilda para discutir a situação atual. Para finalizar, a historiadora debateu os desafios da mulher na educação, na sociedade, no Poder Público, em casa e no trabalho.

As próximas palestras serão realizadas em quatro terças-feiras: no dia 15, "Gestão empreendedora feminina"; no dia 22, "Direitos Humanos e a não-discriminação"; no dia 29, "Comunicação estratégica"; e no dia 5 de setembro, "Relatos de experiência".

Texto: Lucas Lima
Supervisão: Ricardo Vasques - MTB 49.918