29 de novembro de 2006

Fundação de Estudos Agrários recebe homenagem da Câmara

Moção de Aplauso da vereadora Márcia Pacheco (PSDB) aprovada em caráter de urgência na reunião ordinária da última segunda-feira, dia 27 parabeniza a Fundação de Es (...)

Texto: Martim Vieira - MTB 21.939
Moção de Aplauso da vereadora Márcia Pacheco (PSDB) aprovada em caráter de urgência na reunião ordinária da última segunda-feira, dia 27 parabeniza a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ, pelos 30 anos de atividades na missão de formação de recursos humanos e geração de ciência e tecnologia.

A entidade foi criada em 30 de dezembro de 1976 com o objetivo de proporcionar apoio institucional à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e a outras instituições de ensino e pesquisa do país relacionada com a agricultura e o seu desenvolvimento.

A dotação inicial para o estabelecimento da FEALQ foi feita pelo Dr. Pedro Tassinari Filho e o estatuto redigido pelo Dr. Paulo Affonso Leme Machado.

Assinaram a sua escritura de constituição, como outorgantes instituidores, as seguintes pessoas: Almiro Blumenschein, Aristeu Mendes Peixoto, Delmar Antonio Bandiera Marchetti, Iby Arvatti Pedroso, Joaquim José de Camargo Engler, Paulo Fernando Cidade de Araújo, Salim Simão e Urgel de Almeida Lima e a sua primeira diretoria foi constituída pelos professores Paulo Fernando Cidade de Araújo (Diretor-Presidente), Joaquim José de Camargo Engler e Iby Arvatti Pedroso.

Em 13/04/1977, na sala de reuniões da Diretoria da ESALQ, realizou-se a primeira reunião do Conselho Curador da FEALQ, sob a presidência do professor Salim Simão, também diretor da ESALQ, com a presença dos demais Membros do Conselho, senhores Aristeu Mendes Peixoto, Humberto de Campos, João Ribas Fleury representando Dovílio Ometto, Roberto Cano de Arruda, Rubens Valentini e Urgel de Almeida Lima. Estiveram também presentes os Diretores Paulo Fernando Cidade de Araújo (Diretor-Presidente), Joaquim José de Camargo Engler e Iby Arvatti Pedroso.

É uma instituição que se destina ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e promove a realização de eventos técnicos, científicos e de extensão e a publicação de obras de difusão científica e tecnológica.

No ano de 2000, recebeu, por doação testamentária de Alexandre von Pritzelwitz, a Fazenda Figueira, com 3.647 hectares, em Londrina, PR, onde estabeleceu a Estação Experimental Hildegard Georgina von Pritzelwitz.

Em 17 de julho de 2001, firmou um convênio com a Fundação Agrisus, que tem por objetivo promover a educação acadêmica e profissional visando a sustentabilidade da agricultura e pecuária tropicais, assegurada pela conservação e melhoria do solo e do meio ambiente, apoiados por tecnologia apropriada.

Em dezembro de 2003, recebeu por doação de Fernando Guimarães Guidotti, uma área de 48,4 hectares, no município de Rio das Pedras, onde instalou o Centro Ecológico Flora Guimarães Guidotti.

A FEALQ, em 30 anos de apoio à ciência e à tecnologia, gerenciou 3.252 projetos de pesquisa, promoveu 1320 eventos, com 105.185 participantes, e publicou 225 obras de difusão científica e tecnológica e 4 títulos de periódicos.

Possuí em andamento 643 projetos de pesquisas, tendo neste período de 30 anos 2260 bolsistas e atualmente conta com 266 bolsistas de graduação e pós-graduação.

Além dos projetos de pesquisa, apóia projetos sociais como o de Equoterapia e no Centro Ecológico Flora Guimarães Guidotti, promove a geração e difusão de tecnologias relacionadas a restauração ecológica, agricultura ecológica, construções ecológicas, com captação de água de chuva, tratamento de efluentes, utilização de energia solar, eólica e de biomassa, voltadas ao pequeno agricultor.

A FEALQ tem como diretores os professores Antonio Roque Dechen (Diretor-Presidente), Vidal Pedroso de Faria e Rubens Angulo Filho e o Conselho Curador constituído por: Evaristo Marzabal Neves (Presidente), Ágide Gorgatti Netto, Luiz Antonio Martinelli, Luiz Antonio Pinazza, Luiz Carlos Corrêa Carvalho, Luiz Roberto Angelocci e Wilson Roberto Soares Mattos.

Cópias da Moção serão direcionada a todos os integrantes da FEALQ, aos Professores: Antonio Roque Dechen (Diretor Presidente), Vidal Pedroso de Faria e Rubens Angulo Filho, ao Conselho Curador constituído por: Evaristo Marzabal Neves (Presidente), Ágide Gorgatti Netto, Luiz Antonio Martinelli, Luiz Antonio Pinazza, Luiz Carlos Corrêa Carvalho, Luiz Roberto Angelocci e Wilson Roberto Soares Mattos, a Diretoria da ESALQ na pessoa do Prof. Dr. José Postali Parra e a Reitoria da ESALQ na pessoa da Profª. Dr.ª Sueli Vilela.

Martim Vieira MTb 21.939
Foto: Fabrice Desmonts MTb 22.946

NOTÍCIAS RELACIONADAS