10 de dezembro de 2019
Conselheiros avaliam novas ações para a Escola do Legislativo em 2020
Cursos gratuitos, ciclos de palestras e novas dinâmicas com ênfase na empregabilidade, educação para a tolerância e demais temas com foco na cidadania serão dinamizados
O Conselho da Escola do Legislativo, da Câmara de Vereadores de Piracicaba, sob coordenação da vereadora Nancy Thame (PSDB) promoveu reunião mensal, na manhã desta terça-feira (10), às 9h30, segundo andar do prédio anexo, rua do Rosário, 833, sala Walter Ferreira da Silva para avaliar propostas de novas parcerias, cursos e balanço das atividades promovidas em 2019, além de encaminhamentos de ordens operacionais e, avaliações sobre eventos, a exemplo de encontro estadual, ocorrido em novembro, nas dependências do salão nobre Helly de Campos Melges, em parceria com a Fundação Konrad Adenauer e Associação Paulista de Escolas do Legislativo, na realização de oficinas e discussão de vários temas, com foco no processo democrático, na promoção da cidadania.
Na coordenação dos trabalhos, a vereadora Nancy Thame considerou o fechamento de mais um ano de atividades, na última reunião do ano, onde se pode observar os muitos avanços da Escola do Legislativo, em evento de grande peso, a exemplo do encontro estadual das escolas do Legislativo, que contou em Piracicaba com a representação de 27 municípios.
Também citou o projeto Câmaras Verdes, da Escola do Senado, que apresentou todo um projeto, um plano de ação com vista às Câmaras Sustentáveis. Nancy também falou da Oficina Municipal, no fomento à iniciação política para jovens, que contou em Piracicaba com a participação de 90 jovens. Além de ressaltar outras temáticas que permearam o ano. "Terminamos o ano com saldo muito produtivo", disse.
Sobre a reunião de hoje, a vereadora Nancy Thame destacou a decisão do Conselho em estruturar mais ciclos para o ano que vem, de temáticas estratégicas, a exemplo da questão da cidadania, da inclusão, da política, do que os nossos jovens produzem no município. Além de questões como a comunicação, em temas estratégicos, com previsão para o começo de fevereiro, no fechamento de toda uma programação para o primeiro semestre de 2020, o que aponta que estamos no caminho certo.
Nancy Thame ainda destacou o reconhecimento da Escola do Legislativo de Piracicaba, com reflexo em outros municípios, na solicitação de aporte para a realização de palestras e outros eventos que evidenciam a profusão de um espaço democrático, de real importância aos Legislativos, que se pautam em abrir estes espaços à população.
A parlamentar também acentuou a importância de valorização da "prata da Casa", de servidores e assessores com potencial relevante de partilhar vivências e conhecimentos, sendo que no seu caminhar, por Câmaras Legislativas se deparou com o grande potencial de pessoas, onde basta apenas uma oportunidade.
"A nossa Câmara tem potenciais excelentes", concluiu a parlamentar, que também avaliou que o conhecimento é uma das coisas que quando a gente passa, não se fica com menos, podendo se multiplicar sem perder, o que é diferente de coisa material, que quando damos para o outro ficamos sem.
A consideração é que, no conhecimento, a gente nunca perde e, só aumenta. "O que torna muito legal termos nas Escolas do Legislativo esta possibilidade de difundir conhecimento, fortalecendo a cidadania, o que faz com que os municípios fiquem melhores", disse.
Na condição de engenheira Agrônoma, e com vistas ao limiar dos 200 anos de Câmara, constituída em Piracicaba há partir de 1822, a vereadora Nancy Thame ressalta que nada se colhe de repente, onde mesmo nos ciclos curtos, tem todo um preparo de solo e das condições onde se lança uma semente, para a colheita ser feita um pouco para a frente. "A nossa vida é isso, um ciclo de semear constante. A gente vai colhendo e plantando, colhendo e plantando. É isso que vale a pena na nossa vida", concluiu a parlamentar.
Além da ratificação de temáticas para o próximo ano e, avaliação final do que foram as atividades em 2019, os conselheiros recepcionaram a participação das assessoras parlamentares: Thais Passos (gabinete da vereadora Nancy Thame) e, Aline Gallo (gabinete do vereador Capitão Gomes), que devem estruturar apresentação de trabalho na Escola do Legislativo para o ano de 2020, em projetos de fim de curso junto às instituições onde estudam.
Da reunião desta segunda-feira também participaram: Heliani Berlato, professora da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), Josué Adan Lazier, da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e Fernanda Micossi, que responde pela secretaria dos trabalhos de ata e demais documentos da Escola do Legislativo.
CONSELHO - a estrutura organizacional do Conselho da Escola é formada por Nancy Thame (PSDB), vereadora e diretora da Escola; Fábio Dionísio, diretor do Departamento de Assuntos Legislativos, como coordenador; as servidoras Fernanda Micossi e Érica Diniz, secretárias; além de Pedro Kawai (PSDB), vice-presidente da Câmara e representante da Mesa Diretora; e os conselheiros Mauro Rontani, diretor do Departamento de Administração, Heliani Berlato, da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), e Josué Adan Lazier, da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).
NOTÍCIAS RELACIONADAS
12 de setembro de 2025
12 de setembro de 2025
11 de setembro de 2025
11 de setembro de 2025