PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

17 DE OUTUBRO DE 2018

Candidatos a estágio na Comunicação realizam prova prática


Atividade ocorreu na tarde desta quarta-feira (17), com candidatos a estágio em jornalismo e fotografia



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Sidney Jr (1 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Sidney Jr (2 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Sidney Jr (3 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Sidney Jr (4 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Sidney Jr (5 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Sidney Jr (6 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Sidney Jr (7 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Sidney Jr (8 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Sidney Jr (9 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Sidney Jr (10 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Sidney Jr (11 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Sidney Jr (12 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Sidney Jr (13 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Sidney Jr (14 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Sidney Jr Salvar imagem em alta resolução


A Câmara de Vereadores de Piracicaba realizou, na tarde desta quarta-feira (17), a prova prática para o processo seletivo de estagiários de jornalismo para atuarem no Departamento de Comunicação. A avaliação complementa a prova teórica, com questões objetivas, aplicada na semana passada. A atividade ocorreu na Sala A “Euclides Buzetto”, 2º andar do Prédio Anexo. 

Na prova prática, os candidatos foram questionados sobre qual o papel do Legislativo e em seguida, tiveram que escrever dois textos jornalísticos à mão —o uso de notebook foi permitido a apenas ao candidato com deficiência. Um a respeito do projeto de lei 19/2017, o chamado Ficha Limpa Municipal, e o segundo sobre o projeto Rumo Ao Parlamento Aberto. 

“O processo seletivo foi muito qualificado, achei interessante fazer prova teórica e prática para mostrar o que aprendemos na Faculdade de Jornalismo”, avalia Leticia Azevedo. “Achei as perguntas coerentes ao estágio e os textos também”, destacou.

Porém, admite ter tido dificuldade na compreensão do PL. “Tive que reler algumas vezes, mas é um material que vai estar no dia-a-dia de um assessor da Câmara”, avalia. 

Flávia Almeida, outra candidata ao estágio, salientou que tanto a prova teórica quanto a prática avaliaram o que ela aprendeu na Faculdade de Jornalista e também sobre o que vai ser exigido, caso ela seja escolhida no processo seletivo. “As duas (avaliações) tiveram tudo a ver”, disse. 

O processo seletivo foi aplicado pelo jornalista Erich Vallim Vicente, servidor do Departamento de Comunicação, com supervisão da diretora Valéria Rodrigues. “O nosso objetivo foi avaliar o conhecimento dos candidatos com base naquilo que será exigido deles no dia-a-dia tanto da Câmara, mas também da atividade jornalística no geral”, disse Erich.

FOTOGRAFIA — No mesmo dia, os candidatos ao estágio em fotografia foram orientados pelo servidor Fabrice Desmonts, fotojornalista do Departamento de Comunicação, à terceira etapa do processo seletivo. Jeferson Leandro Trajano Spolau e Rafael Henrique da Silva tiveram que cobrir dois eventos que ocorriam na Câmara — o curso Mestre de Cerimônias: a Arte de Falar em Público e a reunião do Fórum Permanente em Defesa da Praça José Bonifácio.

Fabrice explicou que os candidatos tiveram à disposição uma máquina fotográfica DSLR e três tipos de lentes: uma grande angular, outra teleobjetiva e a chamada Olho de Peixe —os equipamentos geralmente usados pelos profissionais do departamento. "Durante os eventos, avaliamos a postura do fotógrafo, a manipulação dos equipamentos, e depois a composição, regra dos terços, linha do horizonte e contexto com a matéria jornalística das fotografias produzidas", disse.

Cada candidato teve 20 minutos para produzir as fotografias. A edição não havia limite de tempo. O resultado do processo seletivo para as duas áreas será divulgado no próximo dia 24.



Texto:  Comunicação


Câmara

Notícias relacionadas