PIRACICABA, SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

20 DE ABRIL DE 2013

Câmara realiza solenidade para comemorar o Dia do Escoteiro


A Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB), no Requerimento (14/13) realizou na tarde deste sábado (20/04/13) a Reuniã (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução


A Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB), no Requerimento (14/13) realizou na tarde deste sábado (20/04/13) a Reunião Solene que marca na cidade o Dia do Escoteiro, de acordo com o Decreto Legislativo (06/11), onde foram homenageados três escoteiros: Caio Sebanica Sponda, Laura Santos e Silva e Larissa Lopes, que na oportunidade receberam o Diploma de Mérito. O evento transcorreu nas dependências do Salão Nobre da Câmara, "Prof. Helly de Campos Melges", às 16h00 e, teve transmissão ao vivo pela TV Câmara, canal 08 da NET e pela rede mundial de computadores, a Internet, no site www.camarapiracicaba.sp.gov.br

O vereador Pedro Kawai presidiu e representou a presidência da Câmara na solenidade, que também contou com a participação do vereador Pedro Cruz (PSDB). A formação diretiva da Mesa dos Trabalhos também foi composta pelo representante do prefeito Gabriel Ferrato (PSDB), o secretário municipal de Administração Luiz Antonio Balaminut; o Sub Tenente da Cavalaria do Exército Brasileiro, Jorge Luiz, Instrutor Chefe do Complexo Militar General Yvens, Tiro de Guerra (02-028); o representante do Chefe Augusto José da Silva, diretor presidente do 23° Distrito Abaeté Piracicaba, o Chefe do Grupo Escoteiros Tamandaré 201, Paulo Campos; Daniel Thomé, diretor presidente do Grupo Escoteiro São Mário 144 e, Lia Scarpari, diretora presidente do Grupo Escoteiro Piracicaba 165.

Além dos discursos das autoridades sobre a importância do escotismo e destaque aos três jovens homenageados, a sequencia da solenidade também comportou a exibição de vídeo institucional sobre a União dos Escoteiros no Brasil, com reflexo ao papel do movimento escotismo pelo mundo, com a presença em mais de 200 países, além de vídeos sobre a vida dos laureados na solenidade e, uma mensagem especial ao ex-vereador José Pedro Leite da Silva (PR), autor da legislação que criou o Dia do Escotismo em Piracicaba, conforme Lei Municipal (6.193/08).


HOMENAGEADOS

CAIO SEBANICA SPONDA nasceu no dia 26 de junho de 1995, na cidade de São Paulo. Mudou-se para Piracicaba em janeiro de 2004. Conheceu o Grupo Tamandaré e em julho de 2004 entrou no ramo Lobo. Fez muitos amigos e através do escotismo conheceu a natureza, a fraternidade, a amizada e a disciplina. Participou de muitos acontonamentos e acampamentos. Já escoteiro, foi monitor da patrulha coruja e participou de grandes acampamentos como o Jâmbore Nacional e pode ter a incrível experiência de participar do Jâmbore Mundial, que ocorreu na Suécia.

Hoje, Caio é monitor da patrulha Xingu e estudante de Direito da Universidade Metodista de Piracicaba. O escotismo faz grande contibuição para a formação de catáter dele e todas as experiências e vivências que Caio teve no escotismo iriam refletir positivamente para sua vida adulta.

LAURA SANTOS E SILVA começou a frequentar o Grupo Escoteiro Piracicaba - 165º no ano de 2010 e, logo se destacou nas atividadezs por ser uma lobinha alegre, extrovertida e companheira, fazendo sempre seu melhor possível para acolher os novos lobinhos que entram para a alcatéia. Em pouco tempo, buscou conquistar as etapas do movimento, tirando sua promessa e se dedicando na aprendizagem. Destacou-se na aplicação das atividades, demonstrando ter espírito de liderança e logo se tornou Prima, onde se evidencia sua habilidade em conduzir os demais lobinhos, cumprindo as tarefas dadas.

LARISSA LOPES  nasceu em Piracicaba, em 24 de fevereiro de 2000. É uma pessoa sorridente, prestativa, sabe dar uma porção de nós diferentes, fazer fogueiras e adora ajudar quem precisa. Assim, é a Larissa, uma pessoa simpática e que tem como lema estar sempre alerta e pronta para quem necessita. Desde pequena já adquiriu conhecimento do movimento escoteiro, pois seu pai participou como membro juvenil e seu avô sempre colaborava na equipe de apoio.

Assim que completou seus sete anos ingressou na Alcatéia do Grupo Escoteiro São Mário e, depois de alguns anos conquistou a condecoração máxima do ramo lobo: Cruzeiro do Sul. Atualmente, cursa o ensino fundamental na Escola Metropolitano. Faz parte da tropa Escoteira Orion e, monitora é da Patrulha Coruja. Sua maior virtude é o caráter e respeita com vigor os princípios do escotismo.


ESCOTISMO

O escotismo ou escutismo, foi fundado pelo inglês, Lord Robert Stephenson Smyth Baden-Powell em 1907. É um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na promessa e na lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazendo com que o jovem assuma seu próprio crescimento. O objetivo do movimento é tornar-se um exemplo de fraternidade, ter lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

Martim Vieira Mtb 21.939
Fotos: Davi Negri Mtb 20.499



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas