PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

10 DE OUTUBRO DE 2014

Câmara promove reunião solene para homenagear Antonio Carlos Neder


Conforme iniciativa do vereador e presidente da Câmara, João Manoel dos Santos, o dentista e farmacologista recebeu o título de Piracicabanus Praeclarus.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 14) Salvar imagem em alta resolução

Antonio Carlos Neder ao lado de sua filha Silvia Neves e, o presidente da Câmara, João Manoel dos Santos

Antonio Carlos Neder ao lado de sua filha Silvia Neves e, o presidente da Câmara, João Manoel dos Santos
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 14) Salvar imagem em alta resolução

Antonio Carlos Neder ao lado de sua filha e neto, tendo ao fundo o filho Alexandre Neder

Antonio Carlos Neder ao lado de sua filha e neto, tendo ao fundo o filho Alexandre Neder
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 14) Salvar imagem em alta resolução

Antonio Carlos Neder

Antonio Carlos Neder
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (4 de 14) Salvar imagem em alta resolução

Mesa de honra

Mesa de honra
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (5 de 14) Salvar imagem em alta resolução

Mesa de honra

Mesa de honra
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (6 de 14) Salvar imagem em alta resolução

Mesa de honra

Mesa de honra
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (7 de 14) Salvar imagem em alta resolução

João Manoel dos Santos

João Manoel dos Santos
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (8 de 14) Salvar imagem em alta resolução

João Manoel dos Santos

João Manoel dos Santos
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (9 de 14) Salvar imagem em alta resolução

Público

Público
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (10 de 14) Salvar imagem em alta resolução

Público

Público
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (11 de 14) Salvar imagem em alta resolução

Público

Público
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (12 de 14) Salvar imagem em alta resolução

Público

Público
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (13 de 14) Salvar imagem em alta resolução

Público

Público
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (14 de 14) Salvar imagem em alta resolução

Câmara promove reunião solene para homenagear Antonio Carlos

Câmara promove reunião solene para homenagear Antonio Carlos
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Antonio Carlos Neder ao lado de sua filha Silvia Neves e, o presidente da Câmara, João Manoel dos Santos



A Câmara de Vereadores de Piracicaba, de acordo com o decreto legislativo 27/2014, de autoria do presidente da Mesa Diretora, João Manoel dos Santos (PTB) promoveu na noite desta sexta-feira (10), reunião solene para homenagear o professor Antonio Carlos Neder, ex-diretor da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP/Unicamp), que dentre outras realizações implantou a disciplina de farmacologia na odontologia brasileira.

O evento contou com a presença de autoridades, representantes de entidades, familiares e amigos do homenageado e, transcorreu-se nas dependências do salão nobre "Professor Helly de Campos Melges", às 19h30, em transmissão pela TV Câmara, canal 08 da Net, canal 60.1 UHF, a ser divulgado na próxima segunda-feira, dia 13 de outubro de 2014, às 16h00, em função do horário eleitoral, e pela rede mundial de computadores, no endereço eletrônico www.camarapiracicaba.sp.gov.br

Na formação da mesa de honra da solenidade, presidente da Câmara, João Manoel dos Santos; prefeito municipal de Piracicaba, Gabriel Ferrato (PSDB), acompanhado do vice-prefeito, arquiteto João Chaddad;  vereador Pedro Kawai (PSDB); monsenhor Jamil Nassif Abib, que representou o bispo Dom Fernando; delegado Luiz Henrique Zago, representando o Deinter 9;  representante da delegação de Portugal, Jairo Correa; representante das indústrias farmacêuticas, Elder Amílcar Franchin; presidente da Sanasa, Campinas, vereador Ari de Lara Romeu, que na oportunidade representou o prefeito, Jonas Donizete e, o presidente da Associação dos Advogados Criminalistas de Piracicaba e Região, que também representou a Sociedade Beneficente Treze Maio, José Silvestre.

Na extensão da mesa de honra, o procurador-geral do município de Piracicaba, Mauro Rontani; os secretários municipais: João Francisco de Godoy, o Jhonny (Esportes e Atividades Motoras) e Jorge Akira (Trânsito e Transportes); Reitor da UNIMEP, Gustavo Jaques Dias Alvim; representante da OAB-Piracicaba, Juélio Ferreira; representante da Santa Casa, João Pavão e o diretor do Museu Prudente de Moraes, Reinaldo Salvego. Além de outras autoridades e representantes de entidades que prestigiaram o evento.

Os vereadores Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), Pedro Cruz (PSDB), Chico Almeida (PT), Paulo Camolesi (PV) e Márcia Pacheco (PSDB) justificaram ausência.

O vereador João Manoel dos Santos concluiu o ciclo de discursos da noite em destaque ao homenageado. O parlamentar enfatizou a importância da Câmara no reconhecimento do legado de uma pessoa que comprovadamente sempre esteve ao lado dos mais carentes e, com uma constante demonstração de profundo amor pelo semelhante.

Antônio Carlos Neder enfatizou um pouco do seu legado de vida para registrar a satisfação com que recebe a honraria da Câmara. A sequencia da solenidade comportou a exibição de vídeo sobre sua trajetória de luta, bem como a participação especial do jovem flautista, Pedro Henrique Araújo Barbosa, que interpretou a música Asa Branca e, da declamação do poeta Benedito Daniel Valim, com a poesia que destacou o título "Dedicação e Amor de um grande professor".

Homenageado

O piracicabano Antonio Carlos Neder é cirurgião dentista, farmacologista, professor universitário e pesquisador, com gradução pela Unicamp. Mestre em farmacologia pela Unesp Botucatú e Doutor em Farmacologia pela Unicamp. Atualmente é diretor científico da Anpso (Associação Nacional de Prevenção e Saúde Oral de Portugal) e diretor científico do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo. É membro da Academia Mundial de Ciência e Tecnologia, com sede em Valência, na Espanha. Foi o criador da farmacologia na  odontologia brasileira, abrangendo clínicas e faculdades.

Criador da fórmula do Citanest, anestésico da Astra Química Sueca. Autor do anestésico infantil, homologado também pela Astra. Autor de pesquisa sobre o efeito da Novalgina (Dipirona) na pressão Intra-Ocular, trazendo benefícios ao tratamento oftalmológico. Autor da pioneira fórmula da goma de mascar anti-cárie, através do chicletes denominado "Den-Den", que foi industrializado no Brasil.

Criador da Citocaína, anestésico fabricado pelo laboratório Cristália, em Itirapina (SP). Reitor eleito pela comunidade universitária da Unicamp (1986). Ex-diretor executivo da Funcamp, por 12 anos. Ex-coordenador geral das Faculdades da Unicamp. Foi coordenador de saúde bucal do Governo do Estado de São Paulo, nos governos Quércia e Fleury. Diretor científico do Conselho Federal de Odontologia.

Possui cerca de 1.300 cursos e conferências ministradas no Brasil e no exterior. Pioneiro com a criação da primeira faculdade de odontologia da Europa, em Viseu, Portugal, que leva o seu nome. Criador da Faculdae de Medicina de Araguaína (TO), onde foi por quatro anos diretor médico.

A convite do governo de Portugal, coordenou um curso de atualização em odontologia, do qual participaram professores da USP e da Unicamp. Autor de 16 obras científicas, incluindo "Farmacoterapia para o médico cirurgião dentista" e a obra intitulada "Uma história a ser contada" que se refere ao cinquentenário da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-Unicamp).

Teve também destaque na área esportiva. Foi secretário de Esportes de Piracicaba e introdutor do tênis de mesa em Piracicaba, com inúmeros títulos conquistados e também participação direta nas alterações da Lei Anti-doping do futebol brasileiro, na gestão de Giulite Coutinho à frente da antiga CBD, hoje CBF.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Homenagem João Manoel

Notícias relacionadas