
09 DE NOVEMBRO DE 2009
O vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) entregou na noite de hoje (09/11) Moção de Aplausos à empresa Recibloco Indústria e Comércio Ltda., pelos 10 anos de at (...)
O vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) entregou na noite de hoje (09/11) Moção de Aplausos à empresa Recibloco Indústria e Comércio Ltda., pelos 10 anos de atividades e pioneirismo no processo de reciclagem de areia de fundição para fabricação de artefatos de cimento.
A empresa procura encontrar solução para a desatinação de resíduos industriais e, com a preocupação de manter em seus processos produtivos um perfeito desempenho. Após muitas pesquisas coordenadas pelo Engenheiro Esneder Penatti, iniciou-se as ações necessárias para a viabilização dos projetos ambientais.
A partir do momento em que as características deste insumo não atendem ao trabalho de moldagem na fundição, a areia, depois de novamente recuperada, torna-se matéria-prima para a produção de artefatos de concreto, como blocos e pavimentos.
Do projeto, que teve inicio em 07/06/1999, nasceu a Recibloco Indústria e Comércio Ltda., sendo que a primeira fábrica de artefatos ecológicos de concreto para reaproveitamento de areia de fundição, tornou-se modelo de sustentabilidade.
Sucesso desde seu princípio, ganhou destaque através de prêmios e honrarias por entidades como o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Piracicaba como o Destaque Ambiental de 1999, o reconhecimento pelo Prêmio Fiesp de Meio Ambiente em 2001 e aparece como "case" de sucesso número 23 da Cetesb.
Em 2005, a Recibloco iniciou uma nova fase onde seu desempenho alcançou 30.000 peças/mês produzidas e comercializadas. No aspecto ambiental, esta produção consome cerca de 150 toneladas mensais de areia de fundição que antes eram destinados em aterros legalizados.
O reaproveitamento da areia de fundição possibilita a redução de 50% no consumo de cimento, além da substituição de até 100% da areia branca (areia de porto de rio) em relação a uma fábrica de artefatos de concreto convencional e possibilita a redução de despejo de CO2 na atmosfera.
Segundo dados da empresa no aspecto financeiro, somente no ano de 2008, foi economizado cerca de R$182.000,00, com a recuperação da areia, que seria gasto com o transporte e depósito do resíduo no aterro. A previsão para 2009 é que seja produzidos 100.000 peças por mês, garantindo contínuo desenvolvimento e qualidade aos clientes.
Atualmente, a gama de produtos da Recibloco engloba os itens mais utilizados na construção civil brasileira, que passam periodicamente por ensaios de compressão, em institutos de grande confiabilidade, como Falcão Bauer, Unicamp e Escola de Engenharia de Piracicaba, o que garante o conceito de que tudo o que é realmente sustentável, também é confiável.
Estão envolvidos no desenvolvimento do processo de reciclagem da areia de fundição, colaboradores e gestores como: Femaq Fundição e Engenharia de Máquinas Ltda, mantenedora e implementadora do processo, sócios Henrique Leibholz e Rodolfo Leibholz; Pedro Cruz, Conselheiro da Femaq e Diretor Regional da Abifa, Recicon Sistemas Ambientais Ltda (Empresa Gestora de Assessora e Consultoria); os sócios Amilton Shimabukuro, Diretor Comercial; Leandro Shiroma, Diretor Técnico e principalmente. Esneder Antonio Penatti Júnior, o idealizador do projeto é diretor de meio ambiente da ABIFA e sócio fundador da Recibloco.
"Esta homenagem é nosso respeito e reconhecimento ao idealizador deste processo e reciclagem de entulho da construção civil e areia de fundição, o Esneder Antonio Penatti Júnior, sócio fundador, mentor intelectual e inventor e também Diretor de Meio Ambiente da "ABIFA" (Associação Brasileira de Fundição) e a todos os demais envolvidos no projeto", comentou o vereador.
Emocionados, os responsáveis pela empresa agradeceram o vereador pela homenagem e sugeriram a criação de Leis que incentivem novos projetos como o desenvolvido por eles.
Patrícia Sant Ana Amancio_ MTb:24.154
Foto:Fabrice Desmonts_MTb:22.946