
06 DE FEVEREIRO DE 2019
Foram formados três blocos (PPS/PSD, SD/PTB e MDB/PP/PHS/PRB), a bancada do PSDB, com sete parlamentares, e do PR, tendo um vereador
Vice-presidente da Mesa, Pedro Kawai atuará na organização do Colégio de Líderes
A Câmara de Vereadores de Piracicaba definiu a formação do Colégio de Líderes, estabelecendo mais um espaço de discussão das matérias que vão para votação em plenário. Foram formados três blocos, com PPS/PSD, SD/PTB e MDB/PP/PHS/PRB, além da bancada do PSDB, que conta com sete parlamentares, e do PR, tendo apenas o vereador Laércio Trevisan Jr.
Conforme estabelece o Regimento Interno da Câmara, no artigo Capítulo II, o colegiado é formado pelos líderes dos partidos/blocos e conta com a organização do vice-presidente da Mesa Diretora. “Este é um espaço fundamental para as discussões em plenário”, avalia Pedro Kawai (PSDB), incumbido em administrar as discussões com as lideranças.
As lideranças partidárias dos blocos serão a vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana, do PPS/PSD; o vereador Lair Braga, do SD/PTB, e Wagner Oliveira, o Wagnão, do MDB/PP/PHS/PRB. Já a bancada do PSDB terá como líder Jonson de Oliveira.
“Os projetos sempre passam pelas comissões permanentes, onde ocorrem discussões técnicas, e depois, no plenário, acontece a discussão política, sobre a eficácia e importância, o que vai determinar a aprovação. As dúvidas podem ser sanadas no colégio de líderes”, avalia Pedro Kawai, ao defender o Colégio como espaço de aprofundamento dos debates.
O parlamentar esclarece que as lideranças têm o papel de orientar os colegas de bancada e bloco sobre as discussões técnicas dos projetos de lei. “É a mesma coisa de você capacitar um professor que vai levar aos alunos o teor de uma matéria”, compara. “Então, ele vai mostrar o projeto e se está pronto para votar, se não está, então vai discutir melhor”, define.