06 de fevereiro de 2019
Câmara define a composição do Colégio de Líderes
Foram formados três blocos (PPS/PSD, SD/PTB e MDB/PP/PHS/PRB), a bancada do PSDB, com sete parlamentares, e do PR, tendo um vereador
A Câmara de Vereadores de Piracicaba definiu a formação do Colégio de Líderes, estabelecendo mais um espaço de discussão das matérias que vão para votação em plenário. Foram formados três blocos, com PPS/PSD, SD/PTB e MDB/PP/PHS/PRB, além da bancada do PSDB, que conta com sete parlamentares, e do PR, tendo apenas o vereador Laércio Trevisan Jr.
Conforme estabelece o Regimento Interno da Câmara, no artigo Capítulo II, o colegiado é formado pelos líderes dos partidos/blocos e conta com a organização do vice-presidente da Mesa Diretora. “Este é um espaço fundamental para as discussões em plenário”, avalia Pedro Kawai (PSDB), incumbido em administrar as discussões com as lideranças.
As lideranças partidárias dos blocos serão a vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana, do PPS/PSD; o vereador Lair Braga, do SD/PTB, e Wagner Oliveira, o Wagnão, do MDB/PP/PHS/PRB. Já a bancada do PSDB terá como líder Jonson de Oliveira.
“Os projetos sempre passam pelas comissões permanentes, onde ocorrem discussões técnicas, e depois, no plenário, acontece a discussão política, sobre a eficácia e importância, o que vai determinar a aprovação. As dúvidas podem ser sanadas no colégio de líderes”, avalia Pedro Kawai, ao defender o Colégio como espaço de aprofundamento dos debates.
O parlamentar esclarece que as lideranças têm o papel de orientar os colegas de bancada e bloco sobre as discussões técnicas dos projetos de lei. “É a mesma coisa de você capacitar um professor que vai levar aos alunos o teor de uma matéria”, compara. “Então, ele vai mostrar o projeto e se está pronto para votar, se não está, então vai discutir melhor”, define.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
15 de setembro de 2025
11 de setembro de 2025
09 de setembro de 2025
08 de setembro de 2025