15 de setembro de 2015
Câmara autoriza convênio do município com a USP
Parceria produzirá dados detalhados sobre acidentes de trabalho.
Autorizado pela Câmara nesta segunda-feira (14), a celebração de um convênio de cooperação técnica do município com a USP (Universidade de São Paulo) vai permitir que Piracicaba tenha dados detalhados na área de acidentes e outros agravos relacionados ao trabalho.
Conforme estabelece o projeto de lei 184/2015, de autoria do Executivo e aprovado na 51ª reunião ordinária, o acordo possibilitará a realização conjunta de atividades técnico-científicas de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica no desenvolvimento de sistemas e dispositivos de disponibilização de informações e indicadores epidemiológicos, bem como o desenvolvimento de metodologias de análise, vigilância e prevenção.
"É importante esclarecer que a cooperação técnica possibilitará aos pesquisadores da faculdade e aos profissionais do município realizar o acesso às informações sobre morbimortalidade para a construção dos indicadores e séries históricas de acidentalidade, importantes para a saúde do trabalhador, de modo a criar oportunidades e dar prosseguimento a atividades de educação permanente, difusão do conhecimento e troca de experiências entre acadêmicos e profissionais que atuam na área de saúde do trabalhador", ressalta o prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) na justificativa do projeto de lei.
O chefe do Executivo destaca que o Cerest (Centro de Referência de Saúde do Trabalhador) vem participando formalmente do desenvolvimento de um projeto de pesquisa temático, apoiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo), que, aprovado em 2013 e com previsão de término em março de 2018, visa fornecer subsídios para a atuação institucional dos órgãos de vigilância e prevenção de acidentes e outros agravos relacionados ao trabalho.
"Sem qualquer custo adicional ao erário municipal, o projeto se tornará mais um instrumento na construção de sistemas de vigilância e prevenção de acidentes e outros agravos à saúde do trabalhador, o que compreende o desenvolvimento de instrumentos de análise e de sistemas de informação com indicadores sobre esses agravos, bem como o desenvolvimento e teste de metodologias de intervenção formativa, de modo a orientar ações estratégicas do serviço de vigilância do município executado através do Cerest", conclui Ferrato.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
09 de março de 2026
17 de dezembro de 2025
12 de dezembro de 2025
12 de dezembro de 2025
