PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE NOVEMBRO DE 2019

Associação atua para melhorar relação entre ser humano e cães


Agnaldo Soares ocupou a tribuna popular da Câmara para falar sobre o lançamento da Cinopira Ambient Dog



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução





“O brasileiro é um dos povos que mais ama os cães, mas, apesar deste amor, ele vive em conflito.” A avaliação é de Agnaldo Soares, que ocupou, nesta segunda-feira (25), durante a 70ª reunião ordinária, a tribuna popular da Câmara de Vereadores de Piracicaba para falar sobre o lançamento da Associação Cinopira Ambiente Dog, com o objetivo de melhorar a relação entre ser humano e cães.

Ele relatou parceria com a Prefeitura onde desenvolve atividades, no campo de futebol da Rua do Porto, voltadas a socialização canina, com participação dos tutores. “Apesar de amar os cães, os brasileiros precisam ter uma educação mais formal, recebendo orientações, evitando o conflito”, disse. Soares lembrou que problemas de relacionamento com os cães cria problemas sociais.

“Muitas vezes, os cães começam a dar trabalho aos proprietários e a solução que eles encontram é abandoná-los nas ruas, criando problemas, já que acabam se tornando predadores de animais silvestres, transmitem doenças, causam acidentes de trânsito, atacam pessoas e, ainda, se tornam fontes de crias indesejadas, o que cria superpopulação nos abrigos públicos”, avalia.

Para evitar essa conjuntura, Agnaldo Soares avalia que a associação visa sanar estes problemas descritos, incentivando a posse responsável, oferecendo educação dos tutores de cães, criando eventos socioeducativos e, ainda, treinamento para cães-guias sem custos a pessoas com deficiência.

“Também desenvolvemos capacitação para jovens e divulgamos os direitos e deveres dos proprietários de cães, o que é um assunto de interesse de toda comunidade”, avalia.

A inauguração da Associação Cinopira Ambient Dog acontece nesta terça-feira (26), a partir das 20 horas, no anfiteatro da Prefeitura de Piracicaba.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Imagens de TV:  TV Câmara


Tribuna Popular

Notícias relacionadas