
31 DE MARÇO DE 2017
Projeto explica o funcionamento da Câmara e a função dos vereadores por meio de palestras e atividades.
"Conheça o Legislativo" recebeu alunos do "Mello Ayres"
Participaram do projeto "Conheça o Legislativo", na tarde desta sexta-feira (31), cerca de 40 alunos do 8º ano da Escola Estadual "Professor Elias de Mello Ayres", do bairro São Dimas. A convite do vereador Pedro Kawai (PSDB), os estudantes se envolveram em palestras e atividades no salão nobre da Câmara.
Kawai iniciou a apresentação esclarecendo os propósitos do projeto. Em seguida, o historiador e diretor do Departamento de Documentação e Arquivo, Fábio Bragança, discorreu sobre a evolução de Piracicaba e a constituição das câmaras de vereadores desde a Idade Média.
Em seguida, o advogado Bruno Didoné, do Departamento Jurídico, explicou a função dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, as diferenças entre eles e algumas curiosidades sobre o Congresso Nacional. Bruno fez questão de destacar que os alunos do "Mello Ayres", que respondiam a todas as perguntas do advogado com convicção, foram "uma das melhores turmas em termos de comportamento e conhecimento em oito anos de 'Conheça o Legislativo'".
Na última parte do projeto, o advogado James Granziol, do Departamento Legislativo, abordou o Código Penal, as leis trabalhistas e a Constituição, com exemplos aplicados no dia a dia. Ele também explicou o papel do vereador e da Câmara na cidade e conduziu a simulação de uma reunião ordinária, em que alunos se voluntariaram para discutir sobre um projeto de lei fictício, que previa a redução da maioridade penal.
Depois de encerrada a simulação, o professor de História do "Mello Ayres", Rafael de Paula Cardoso, agradeceu o convite de Kawai e a discussão que o projeto proporcionou aos estudantes que vieram à Câmara. "Tudo isso acaba criando um espaço de convivência que vai gerar frutos. Quando entrei no 'Mello Ayres', deparei-me com essa turma muito inteligente e muito humana. Espero que tenha sido proveitoso para todos", completou o professor.
Ao final da visita, os alunos conheceram o plenário "Francisco Antonio Coelho", onde ocorrem as reuniões camarárias e as audiências públicas.