
07 DE OUTUBRO DE 2021
Atividades foram suspensas devido à pandemia do coronavírus; presidente Gilmar Rotta recebeu estudantes na primeira sessão
O presidente Gilmar Rotta deu as boas-vindas aos alunos
A Câmara Municipal retomou hoje (7) o programa Conheça o Legislativo, com os alunos dos quartos anos do ensino fundamental 1 do Colégio Piracicabano. Na abertura, o presidente Gilmar Rotta (Cidadania) falou da alegria da volta do atendimento presencial em vários setores da Casa, após quase dois anos, a partir de autorização do Centro de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde. Ele também deu boas-vindas aos estudantes, professores e coordenadores da escola.
Para Gilmar Rotta, a possibilidade da retomada das atividades presenciais com os alunos do Colégio Piracicabano marca um momento de alegria na Câmara, mesmo ainda existindo a pandemia. Por isso, todos os departamentos foram orientados a seguir as normas sanitárias, principalmente a aferição de temperatura e o uso do álcool em gel, além das atenções ao uso de máscara e do distanciamento social. O vereador Paulo Henrique (Republicanos) também deu boas-vindas aos alunos. Ele disse que espera que eles, no futuro, possam ser os futuros vereadores, prefeitos, deputados, senadores e presidentes do Brasil.
Aberto pelos alunos do Colégio Piracicabano, o cronograma do Conheça o Legislativo ficou dividido em duas sessões: pela manhã, com 24 alunos, e no período da tarde, com 17.
Segundo as professoras, as crianças já trabalham em sala de aula a diferença entre os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Por isso, há seis anos o colégio tem enviado seus estudantes para o programa Conheça o Legislativo, que foi interrompido no ano passado, por causa da pandemia. A professora Glaucia Spigolon destacou que “os alunos em sala de aula têm uma noção abstrata de como funciona o poder Legislativo. Mas, participar do programa mostra o concreto aos alunos”.
O coordenador do programa Conheça o Legislativo, Bruno Didoné de Oliveira, explicou aos alunos do Piracicabano qual seria a dinâmica da apresentação: história de Piracicaba, o surgimento das câmaras, noções sobre o funcionamento dos três poderes e papel dos vereadores.
Os estudantes também tiveram a possibilidade de percorrerem os ambientes da Câmara de Piracicaba, como o Memorial Prudente de Moraes, criado em memória ao primeiro presidente civil do país e também ex-vereador. Eles participaram ainda de uma simulação de uma reunião ordinária, com a votação do projeto de lei que proíbe na cidade o uso de telefone celular em sala de aula.
VOTAÇÃO – Coube à servidora Erica Dinis, da Escola do Legislativa, simular a reunião ordinária para a votação do PL sobre uso de celular em sala de aula. Entre os alunos, houve a formação de uma Mesa Diretora dos trabalhos e oito puderam discutir o projeto, quatro favoráveis e quatro, contra. Depois das discussões, na votação o projeto foi rejeitado pela maioria dos “vereadores”: 20 a 4.
Entre os visitantes da Câmara, na manhã desta quinta, esteve o estudante Gabriel Costa, que, ao final, deu as suas impressões sobre as ações apresentadas: "foi muito legal, bem interativa. Você conhece muito da parte dos três poderes, mesmo estando em um lugar que é apenas um [poder]", disse, ao colocar como ponto forte a simulação da votação em plenário.