
27 DE JUNHO DE 2014
Audiência pública realizada na Câmara, na manhã desta sexta-feira, serviu para esclarecer aspectos de dois projetos que trazem alterações no zoneamento da cidade.
Vereadores, representantes do Executivo e a população que compareceu à audiência pública realizada no plenário da Câmara, na manhã desta sexta-feira (27), discutiram mudanças no Plano Diretor propostas por dois projetos de lei complementar que serão analisados em breve pelo Legislativo. As matérias alteram ou criam áreas que devem servir para a instalação de mais moradias, do distrito industrial Unisul e da Cidade Judiciária.
O PLC 17/2014 trata da delimitação de Zona de Interesse Social 2 (Zeis 2), para que sejam criadas condições para Piracicaba receber novos empreendimentos imobiliários voltados à população de menor renda, em áreas localizadas nos bairros Santa Teresinha, Morato, Novo Horizonte e Monte Líbano. Já o PLC 18/2014 fixa as bases para serem criados o Unisul e a Cidade Judiciária (concentrando todos os prédios de instituições ligadas à Justiça).
A Cidade Judiciária seria construída com recursos estimados em R$ 200 milhões, vindos do Poder Judiciário estadual e federal, numa área de 35 mil metros quadrados perto da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). Um dos motivos para a localização ser próxima a rodovias e longe do Centro da cidade é a estratégia de tornar menos complexo e custoso o deslocamento de presos até o Fórum, para audiências e julgamentos.
Já a delimitação da área para a instalação do Unisul viria com a criação da Zona Especial Industrial 6 (ZEI 6). Segundo o Executivo municipal, a área próxima ao bairro Taquaral e que faz divisa com Rio das Pedras possui um potencial de crescimento industrial, em razão da sua posição geográfica privilegiada e da farta oferta de rodovias para o escoamento de bens.
Transmitida ao vivo pela TV Câmara desde as 9h, a audiência pública foi comandada pelo vereador Matheus Erler (PSC), presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara, e contou com a presença dos parlamentares Carlos Alberto Cavalcante (PPS), Gilmar Rotta (PMDB), João Manoel dos Santos (PTB), José Aparecido Longatto (PSDB), José Luiz Ribeiro (SD), Luiz Arruda (PV), Pedro Cruz (PSDB) e Pedro Kawai (PSDB). Os demais vereadores foram representados por suas assessorias.
Também compareceram na reunião vários representantes da Prefeitura. Entre eles, o vice-prefeito, João Chaddad; o procurador-geral do município, Mauro Rontani; o presidente do Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), Lauro Pinotti; o presidente da Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba), Walter Godoy dos Santos; e os secretários municipais de Finanças, José Admir Moraes Leite, e de Desenvolvimento Econômico, Tarcisio Mascarim.