PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

08 DE MARÇO DE 2024

Vereadora questiona licitação para duplicar avenida Alidor Pecorari


Requerimento de Silvia Morales, aprovado nesta quinta (7), pede ao Executivo informações sobre edital de concorrência que prevê remodelações na Alidor Pecorari e entorno



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Silvia Morales usou a tribuna para defender a aprovação do requerimento 279/2024, de sua autoria, que busca informações sobre projeto de mudanças na avenida e em seu entorno






A recente publicação de edital de concorrência para a "duplicação e alargamento da avenida Alidor Pecorari e melhoria da ciclovia", na região da Rua do Porto, foi debatida pela vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, na tribuna da 10ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, na noite desta quinta-feira (7).

O assunto foi tematizado quando da votação do requerimento 279/2024, de autoria da vereadora, aprovado em regime de urgência, que busca detalhes sobre possíveis intervenções no local, como a remoção de árvores, a construção de um estacionamento para veículos onde atualmente está o campo de futebol utilizado pela “Associação União Porto Futebol Clube”, e a supressão da casa de barcos utilizada pela Ascapi (Associação de Canoagem de Piracicaba).

“Ontem saiu nas mídias sobre a licitação da avenida Alidor Pecorari e, rapidamente, nós elaboramos este requerimento, com 12 questões, perguntando em quais órgãos ele já foi aprovado. Essa área faz parte de um projeto pensado e estudado no início dos anos 2000, que é o Projeto Beira Rio. Inclusive, numa área tombada. O parque da Rua do Porto, onde está a lagoa da Rua do Porto, é um projeto também pensado e estudado nos anos 80”, falou Silvia Morales.

Ela ainda destacou que, em dezembro do ano passado, em audiência pública realizada na Casa, entidades e órgãos ligados ao meio ambiente apontaram que o local faz parte de uma Área de Preservação Permanente (APP), sujeita a inundações. De acordo com a vereadora, as discussões e sugestões coletadas durante a audiência foram encaminhadas tanto à Prefeitura quanto à Promotoria de Justiça.

“O alambrado sai… 182 árvores saem.. estou aqui com a planilha orçamentária da licitação. O campo está escrito aqui no projeto “estacionamento”. Então, está muito nebuloso. E não dá para confiar, haja vista o que aconteceu na Praça do Rolo”, acrescentou a vereadora em seu discurso.  

O texto da propositura aprovada em plenário ainda traz que o projeto “remove parte da área verde tanto da margem esquerda do rio, no final próximo a Avenida Dr. Paulo de Moraes como parte do Parque da Rua do Porto” e, na sequência, pergunta a quantidade de árvores a serem de fato suprimidas. 

O requerimento também questiona se há parecer favorável do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) ou outro órgão colegiado de controle em relação ao projeto e pede o cadastro e laudo das respectivas árvores eventualmente suprimidas.

“Quais propostas feitas na Audiência Pública referente ao projeto em questão foram consideradas e inseridas no projeto? Foi feito o estudo de viabilidade para uso do estacionamento da Prefeitura aos finais de semana pelos frequentadores do Complexo Turístico da Rua do Porto? Caso realizado, qual foi a conclusão deste estudo? Já existe uma definição de novo local para aulas de autoescola? Quanto à casa de barcos utilizada pela Ascapi, será demolida? Se sim, qual medida mitigadora será tomada?”, indaga igualmente a parlamentar no requerimento 279/2024.

A propositura, que será igualmente assinada pela vereadora Rai de Almeida (PT) e pelos vereadores Laércio Trevisan Jr. (PL) e Zezinho Pereira (União Brasil), segue agora para análise e resposta por parte do Executivo. 



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212


Legislativo Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas