PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE AGOSTO DE 2022

Vereadora defende avanços na política habitacional da cidade


Sílvia Morales falou sobre possível incorporação da Emdhap e do Ipplap à Administração Direta e defendeu avanços na regularização fundiária e na construção de habitações



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Sílvia Morales em discurso na tribuna na noite desta quinta-feira (25)






Em seu discurso pelo tempo regimental de 10 minutos durante a 36ª reunião ordinária de 2022 da Câmara Municipal de Piracicaba, realizada na noite desta quinta-feira (25), a vereadora Sílvia Morales destacou a importância das políticas habitacionais para a cidade, e reforçou o papel da Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba) e do Ipplap (Instituo de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba) no desenvolvimento destas políticas. 

"Eles foram criados após a Constituição Federal, que trouxe esse capítulo do planejamento urbano, das cidades, da habitação como uma direito, e esses dois institutos foram criados na cidade, um em 1991, a Emdhap, e outro em 2001, o Ipplap", disse Sílvia. 

Segundo a vereadora, a possível encampação da Emdhap e do Ipplap à Administração Direta, ou seja, a possibilidade de que ambos os institutos façam parte de Secretarias municipais, a despeito de qualquer nomenclatura, deve sempre ter como objetivo principal a obtenção de resultados e a boa prestação dos serviços na área habitacional:

"Temos que ficar atentos, principalmente pela reforma administrativa que o Prefeito já anunciou, da junção dos dois órgãos, de transforma-los em uma secretaria. E aí eu vou dizer que não é órgão, secretaria, que vai fazer mudança. (...) Precisa realmente querer fazer, independente do nome, independente do departamento, pegar a regularização fundiária e outros projetos na área de urbanismo e habitação e realmente andar, porque nós temos um déficit de 10 mil unidades habitacionais no municípios, e nós temos muitas favelas e loteamentos para serem regularizados", acrescentou a parlamentar. 

Sílvia Morales também pediu a retomada de uma comissão formada por engenheiros e arquitetos para analisar a instalação de parklets, equipamentos contíguos às calçadas de bares e restaurantes para serem destinados à colocação de mesas e cadeiras, em estabelecimentos comerciais da cidade: "eu queria aqui também deixar um alerta para que faça essa indicação dos arquitetos, para que possam analisar esses projetos urbanísticos importantes para a cidade", falou.

A vereadora ainda tratou em seu discurso da necessidade da regulamentação do desdobro de lotes na cidade; de se barrar aparelhos urbanos dotados da chamada arquitetura hostil, que impede, por exemplo, que uma pessoa se deite em um banco de uma praça pública.

Outro ponto abordado por Sílvia foi sobre a realização da terceira edição da Feira Criativa "Arte Delas", realizada no estacionamento da Câmara

A parlamentar finalizou sua fala, comentando sobre entrega de homenagens.

O vídeo completo com o discurso da vereadora pode ser visto na parte superior desta página.



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Reunião Ordinária Institucional Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas