
22 DE ABRIL DE 2009
Requerimentos de autoria do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT), aprovados na reunião ordinária da última quinta-feira (16/04), solicita que o prefeito de Pi (...)
Requerimentos de autoria do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT), aprovados na reunião ordinária da última quinta-feira (16/04), solicita que o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri (PSDB) preste esclarecimentos sobre a estrutura e os equipamentos educacionais das escolas de ensino fundamental e salas de atendimento de educação para jovens e adultos, bem como a estrutura destinada ao funcionamento de creches e escolas de educação infantil, ligadas e geridas pela secretaria municipal de Educação.
Já em outro requerimento, o vereador Paiva solicita do governo do Estado de São Paulo, por intermédio da secretaria estadual de Educação, informações sobre a estrutura e o funcionamento dos equipamentos educacionais das escolas de ensino fundamental e médio, da rede oficial em Piracicaba.
No atendimento à educação de jovens e adultos, a consideração é que o município de Piracicaba constitui um dos principais pólos de desenvolvimento científico e tecnológico do Estado de São Paulo, sendo que existe investimento de recursos financeiros públicos municipais, estaduais e federais.
Paiva quer saber a quantidade de escolas de ensino fundamental e salas de atendimento de educação de jovens e adultos, ligadas e geridas pela secretaria de Educação; onde se localizam as ensino fundamental; quantas e onde estão instaladas as salas de atendimento de educação de jovens e adultos; como se constitui o efetivo funcional que atua em cada uma delas.
A solicitação é que a discriminação do quadro de cada uma das escolas informe sobre supervisores, diretores, vice-diretores, professores, disciplinas que ministram, projetos que conduzem, número total de professores, escriturários, serviços gerais, cozinha, organização escolar, inspetores, terceirizados, e as funções que desempenham.
Paiva também questiona sobre a estrutura escolar, indagando sobre a quantidade de banheiros, simples e adaptados a portadoras de deficiências, refeitórios, se há parquinhos, que brinquedos constituem; se há área livre para o desenvolvimento de atividades em espaço aberto; bibliotecas, volume do acervo de cada uma destas bibliotecas; se tais bibliotecas são abertas para o uso dos moradores dos bairros em que estas escolas estão instaladas; se há salas ou laboratórios de informática em cada uma destas escolas; quantos computadores estão à disposição dos alunos e qual o custo de cada aluno matriculado.
Além de indagar quantos alunos são atendidos em cada período por cada uma das escolas do ensino fundamental e no programa de educação de jovens e adultos. Quais destas escolas desenvolvem projetos em parceria com empresas e/ou com a comunidade.Tempo de duração e quais são os parceiros envolvidos em cada um dos projetos. Quais destas escolas são abertas à comunidade aos finais de semana. Que atividades extracurriculares são desenvolvidas. Quem conduz tais atividades. Qual o número médio de populares que freqüentam tais atividades. Quais destas escolas contam com Associações de Pais e Mestres.
Martim Vieira Mtb 21.939
Foto: Fabrice Desmonts Mtb 22.946