PIRACICABA, SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

01 DE AGOSTO DE 2023

Vereador destaca oferta de atendimento especializado a pessoas com TEA


André Bandeira conheceu o projeto que será executado pelo Centro de Reabilitação Piracicaba, em parceria com instituição francesa



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


O vereador André Bandeira (PSDB) visitou nesta terça-feira (1º) o Centro de Reabilitação Piracicaba para conhecer o novo atendimento especializado a pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). A Prefeitura e o CRP assinaram, no último dia 24, contrato para que a administração, por meio da instituição, preste atendimento especializado a pessoas com
TEA com idade entre 0 a 6 anos incompletos e seus familiares.

O CRP estabeleceu uma parceria com uma instituição francesa para a execução do projeto, que inclui o gerenciamento, a operacionalização e a execução do atendimento ambulatorial especializado e a habilitação e reabilitação de bebês e crianças autistas na faixa de 0 a 6 anos incompletos. Além disso, o foco também está em proporcionar avaliação, atenção e envolvimento dos familiares no processo de acolhimento e inclusão.

A psicóloga Rebeca Padulla, coordenadora do setor terapêutico do CRP, destacou a importância do diagnóstico precoce, acrescentando que os primeiros sinais do autismo podem ser identificados antes dos 3 anos de idade. Segundo ela, o objetivo é garantir que as crianças recebam intervenção terapêutica desde os primeiros anos de vida, fortalecendo-as para uma vida com maior autonomia e inclusão social. Com o diagnóstico e a intervenção terapêutica adequados desde os primeiros anos de vida, as crianças têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades e potencialidades, proporcionando um prognóstico promissor para o futuro, explicou a psicóloga.

O CRP atua para o protagonismo social das pessoas com deficiência física, intelectual e múltipla e pelo fortalecimento de suas famílias. Atende gratuitamente uma média de 450 pessoas com deficiência de 0 a 59 anos e suas famílias nas áreas terapêutica, educacional, Centro Dia, emprego apoiado e projetos socioeducativos —e agora passará a fazer esse atendimento especializado a crianças com autismo também.

"Essa iniciativa é um marco na cidade, especialmente porque há anos, junto a um grupo de mães de autistas, venho cobrando a Prefeitura sobre a importância de um atendimento integrado e especializado para crianças e adultos autistas", disse André Bandeira.

"O diagnóstico precoce é um verdadeiro divisor de águas. Quanto mais cedo identificarmos os primeiros sinais do autismo, maiores são as chances de proporcionarmos intervenções terapêuticas eficazes e oportunidades para um desenvolvimento pleno das habilidades dessas crianças. Um diagnóstico precoce permite que o tratamento se inicie prontamente, abrindo portas para que as crianças autistas possam explorar todo o seu potencial e alcançar uma melhor qualidade de vida", completou o vereador.

O parlamentar destacou que "a abordagem transdisciplinar é essencial para garantir uma atuação completa e integrada no tratamento do autismo". "Sabemos que as necessidades das crianças autistas são amplas e complexas, envolvendo aspectos emocionais, cognitivos, motores e sociais. Somente com a colaboração de diferentes profissionais, como psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos, entre outros, podemos oferecer uma abordagem abrangente e personalizada que atenda a todas as dimensões do desenvolvimento dessas crianças", disse André Bandeira.

"Apesar da conquista para o atendimento de crianças de até 5 anos, é essencial reconhecer que o desafio ainda persiste. Crianças autistas crescem e tornam-se adolescentes e adultos autônomos, necessitando de suporte contínuo ao longo de suas vidas. Portanto, é fundamental que o município e seus representantes continuem trabalhando para expandir os serviços de atendimento especializado também para maiores de 6 anos e para adultos autistas", comentou o parlamentar.

"Queremos garantir que todos tenham acesso ao cuidado e ao suporte necessários para viverem com dignidade e inclusão. Isso deve ser apenas o começo de uma jornada rumo a um futuro mais inclusivo e respeitoso para a comunidade autista de Piracicaba", concluiu o vereador.



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Cidadania André Bandeira

Notícias relacionadas