PIRACICABA, DOMINGO, 19 DE MAIO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

06 DE MAIO DE 2024

Vereador defende sistema de monitoramento em estabelecimentos noturnos


Pedro Kawai defende a colocação de câmeras de vídeo nas áreas externas de boates, bares, casas de diversão, casas noturnas, casas de show e estabelecimentos similares



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Vereador defende sistema de monitoramento em estabelecimentos noturnos



O vereador Pedro Kawai (PSDB) apresentou à Câmara Municipal, nesta sexta-feira (3), o projeto de lei 119/2024, que tem como objetivo estabelecer a instalação de um sistema de monitoramento por câmeras de vídeo nas áreas externas de boates, bares, casas de diversão, casas noturnas, casas de show e estabelecimentos similares, além de outras medidas correlatas.

De acordo com o autor do projeto, a iniciativa visa instituir, no município de Piracicaba, a obrigatoriedade de implementação desse sistema de monitoramento, utilizando câmeras de segurança, nas áreas externas dos referidos estabelecimentos. A principal finalidade é garantir a segurança e proteção dos frequentadores desses locais, principalmente jovens em busca de lazer, que ocasionalmente estão sujeitos a situações de violência decorrentes do consumo excessivo de álcool ou de desentendimentos que podem evoluir para conflitos mais graves.

"O monitoramento preventivo visa inibir comportamentos que possam resultar em vandalismo, consumo de substâncias ilícitas ou qualquer outra conduta inadequada. Recentemente, em Piracicaba, ocorreu um trágico incidente de violência em um bar, onde uma mulher e o proprietário do estabelecimento foram brutalmente assassinados. A presença de uma câmera de segurança externa foi crucial para identificar os responsáveis pelo crime", relata o parlamentar.

Para Kawai, a  implementação desse sistema de monitoramento nos estabelecimentos mencionados no projeto trará diversos benefícios para a cidade, especialmente no que diz respeito à segurança, onde os frequentadores desses locais poderão desfrutar de momentos de lazer com mais tranquilidade e segurança durante sua permanência nos ambientes noturnos.

O projeto de lei será submetido à apreciação das comissões temáticas da Câmara Municipal antes de ser levado ao plenário para votação em reunião ordinária.

 

 



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas