PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

05 DE OUTUBRO DE 2021

Vereador critica fechamento do Observatório Astronômico


"Democracia só se fortalece quando a gente dá oportunidade à população que não a tem, e você dá oportunidade quando amplia os espaços", afirmou Pedro Kawai.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Pedro Kawai ocupou a tribuna na reunião ordinária desta segunda-feira






O fechamento do Observatório Astronômico de Piracicaba foi repercutido pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), na tribuna, durante a 36ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (4). O parlamentar criticou o governo Luciano Almeida (DEM) pela decisão e reforçou sua posição contrária a outras medidas que vêm sendo tomadas na cultura e na educação.

"Falei várias vezes: o governo tem total liberdade de atuar, dentro das prerrogativas, mas nós, os 23 vereadores, temos todos os direitos de contrariar e não aceitar a decisão do prefeito. Não posso concordar com o fechamento do Observatório, assim como não concordo com a mudança da Pinacoteca", afirmou Kawai, que disse ter apresentado sugestões ao Executivo, mas que "em nenhum momento" foi chamado pelo prefeito para uma conversa.

"Quando o senhor quiser, pode chamar, estou aberto para a discussão da Pinacoteca, da sondagem que estão fazendo com a Biblioteca, do projeto do Engenho Cultural. Também não concordo com a paralisação do cursinho pré-vestibular e o fechamento de uma biblioteca para ampliar uma escola; acho que poderia se ampliar a escola sem fechar as bibliotecas."

O vereador criticou o argumento do Executivo pelo encerramento de atividades em espaços culturais com baixa visitação recente, desconsiderando o impacto da pandemia. "Democracia só se fortalece quando a gente dá oportunidade à população que não a tem, e você dá oportunidade quando amplia os espaços. Por que não se investiu em reforma do Observatório para manter a segunda maior luneta do Estado de São Paulo?", questionou Kawai.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas