PIRACICABA, SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

29 DE AGOSTO DE 2023

Vereador conhece Serviço a Imigrante, Refugiado e Apátrida em Campinas


Segundo o coordenador, Sérgio Max Almeida Prato, serviço visa minimizar condição de vulnerabilidade de estrangeiros decorrente da mobilidade forçada



EM CAMPINAS (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


O vereador Pedro Kawai (PSDB) conheceu na tarde desta segunda-feira (28) o Serviço de Referência ao Imigrante, Refugiado e Apátrida, oferecido pela Prefeitura de Campinas (SP). O parlamentar foi recebido por Sérgio Max Almeida Prato, coordenador do Centro de Referência em Direitos Humanos na Prevenção e Combate ao Racismo e Discriminação Religiosa.

O serviço é vinculado ao Departamento de Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas. Trata-se de um serviço direcionado para o atendimento ao imigrante residente na cidade, com a oferta de informações em relação ao acesso a serviços públicos nas esferas estadual e municipal e a ações locais no âmbito da defesa dos direitos sociais e humanos.

O serviço visa minimizar a condição de vulnerabilidade de estrangeiros decorrente da mobilidade forçada. De acordo com Sérgio, as demandas são levantadas e analisadas por meio do acolhimento humanitário e da escuta qualificada, com a articulação permanente com a rede de serviços socioassistenciais (SUAS), o sistema de garantia de direitos (SGD), o Sistema Único de Saúde (SUS) e as áreas de educação, cultura e habitação, entre outras.

Durante a visita, Pedro Kawai destacou a importância do serviço para a garantia dos direitos de imigrantes e refugiados em Campinas. "Fico satisfeito em saber que Campinas conta com um serviço dedicado a atender as necessidades dessa população", afirmou o parlamentar. "É fundamental que tenhamos políticas públicas que promovam a inclusão e a integração social de imigrantes e refugiados", completou.



Texto:  Elisandra C. de Campos
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Cidadania Pedro Kawai

Notícias relacionadas