PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE OUTUBRO DE 2021

Vereador conhece projeto para educação inclusiva em escolas públicas


André Bandeira conversou com representantes da Turma do Jiló, que desenvolve o projeto, e com mãe de criança com deficiência.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


Na manhã desta quinta-feira (7), o vereador André Bandeira (PSDB) conversou, por vídeo, com Regiane Momesso, mãe de uma criança com deficiência, e com Marinalva Cuz e Leonora Novaes, representantes da Associação Turma do Jiló, sobre o projeto coordenado pela entidade para a garantia da educação inclusiva em escolas públicas.

Procurado com o mesmo propósito por várias mães, Bandeira citou o caso de Regiane, que "é admiradora do trabalho realizado pela associação" e havia comentado com ele de que gostaria de que o projeto da Turma do Jiló fosse implementado em Piracicaba.

A reunião virtual permitiu a Marinalva e Leonora apresentarem o trabalho da associação. Segundo elas, o programa da Turma do Jiló "é elo entre os vários públicos de relacionamento no contexto escolar para tornar o espaço uma referência em inclusão e desenvolvimento para a vida de todos os envolvidos".

"Nosso trabalho é desenvolvido em seis eixos interligados que promovem ações e resultados para os alunos, professores e funcionários da escola envolvidos, assim como para a comunidade e a sociedade em geral", reforçou Marinalva.

A duração do programa é de um ano letivo. Após esse período, a Turma do Jiló realiza mais um ano letivo de acompanhamento da escola (período chamado de "desmame" pela associação) e faz o levantamento dos resultados, das melhorias e de atualizações necessárias do programa.

"Os principais resultados são a redução substancial da evasão escolar nas escolas brasileiras e a diminuição efetiva de denúncias de violência escolar, tais como bullying e preconceito, ao Ministério Público", disse Leonora.

Com o programa de educação inclusiva, a Turma do Jiló pretende ser um agente transformador em todos os eixos de trabalho em que atua. "A ideia da reunião com as representantes é para que seja apresentada mais uma opção à Secretaria Municipal de Educação para promover a inclusão em nossa cidade", comentou Bandeira.



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Educação André Bandeira

Notícias relacionadas