PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

03 DE SETEMBRO DE 2021

Vereador compartilha ideia de cisterna para abastecer lençol freático


Para Paulo Camolesi, adoção de sistema poderia recuperar rios e nascentes.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Paulo Camolesi abordou os temas na reunião ordinária desta quinta-feira






Duas alternativas sustentáveis foram temas da fala do vereador Paulo Camolesi (PDT) na tribuna, durante a 28ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (2). Ele elogiou a intenção do Executivo de instalar placas fotovoltaicas em um dos barracões do Engenho Central para a geração de energia a partir dos raios solares.

A ideia havia sido proposta pelo próprio Camolesi em indicação de 2015, período em que exerceu o primeiro mandato como vereador. "Vai ser feita uma experiência para usar o barracão para captação de energia solar, isso é ótimo. Fizemos a indicação lá atrás, tomara que agora dê certo. Imagine o quanto vai economizar para a Prefeitura. Se isso acontecer no Engenho, fico muito feliz, porque é o futuro."

Camolesi também compartilhou os resultados que obteve em sua casa com a instalação de uma cisterna para captar a água da chuva e revertê-la aos lençóis freáticos. A engenharia do projeto foi apresentada pelo vereador, no telão do plenário. "Fiz em casa e funciona, coisa simples. Quando a gente faz, o retorno para a natureza é muito grande."

O vereador calculou o impacto positivo que a medida geraria, se adotada em larga escala. "Como temos quase todas as casas impermeabilizadas, se um prefeito estudar realmente essa proposta e dar incentivo para uma família colocar isso, a água, com essa cisterna, vai cair dentro dela e começar a descer ao lençol freático. Vai chegar a um ponto em que a água começará a subir e a nascer nos rios."



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Paulo Camolesi

Notícias relacionadas