
15 DE SETEMBRO DE 2010
“Bullying” é um termo de origem inglesa utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou g (...)
“Bullying” é um termo de origem inglesa utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapazes de se defender. A palavra "Bully" significa "valentão", o autor das agressões. A vítima, ou alvo, é a que sofre os efeitos delas.
Este foi o tema discutido em uma simulação de Reunião Ordinária, pelos 38 alunos de oitava série da escola estadual “Catharina Casale Padovani”, na manhã de hoje (15/09), no Plenário ”Francisco Antônio Coelho”, ao participarem do Projeto “Conheça o Legislativo”, a convite do vereador Carlos Cavalcante (PPS).
O projeto tem como objetivo mostrar aos jovens como funciona o Poder Legislativo Municipal, suas atribuições e responsabilidades. Os alunos estiveram acompanhados da professora Maria Inês Cardoso, que leciona Língua Portuguesa.
O “Conheça o Legislativo” é uma proposta de autoria do vereador João Manoel dos Santos (PTB) que abre um espaço alternativo para que a população, principalmente estudantes, tenham a oportunidade de conhecer o Poder Legislativo Municipal, através de exposições, palestras e projeção de filmes.
Inicialmente, os alunos e professores ouviram a palestra do historiador Fábio Bragança mostrando a herança portuguesa, as origens das Câmaras e a história da cidade de Piracicaba. Na sequencia, o advogado Bruno de Oliveira, do Departamento Jurídico, explicou o que são os poderes constituídos, seus membros, suas diferenças e funções. O advogado James Granziol, funcionário do Departamento Legislativo, explicou aos presentes as funções dos vereadores, o que é a lei, sua necessidade e quais as suas aplicações.
Finalizando, aconteceu uma simulação de uma reunião ordinária onde foi discutido e votado o Projeto de Lei que proíbe o “Bullying” nas escolas municipais.
Durante a simulação, dois alunos defenderam a aprovação do projeto e dois foram contra. Na votação simulada, o projeto foi aprovado por unanimidade.
A professora, Maria Inês agradeceu dizendo que muitos alunos nunca tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do Poder Legislativo Municipal, hoje conseguiram e levaram esta oportunidade a sério.
Ao finalizar a visita, o vereador Carlinhos agradeceu a participação dos alunos e fez um alerta para não se envolver com álcool, drogas, crime e prostituição, pediu que se dediquem aos estudos, que pense bem nas atitudes que tomam agora pois elas podem refletir no futuro e que valorizem a família e preservem a escola que é um patrimônio de todos.
Menção Obrigatória
Texto: Rubens Fontão MTb: 20.493
Fotos Digitais: Marcio Bissoli MTb:48.321