PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 19 DE MAIO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

11 DE FEVEREIRO DE 2014

Trevisan pede mais segurança na zona rural


Vereador propõe à Prefeitura dividir a zona rural em cinco regiões para ampliar, em cada uma delas, o patrulhamento feito hoje por apenas três viaturas da GCM.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Requerimento de Trevisan foi aprovado na reunião ordinária desta quinta-feira



O vereador Laércio Trevisan Jr. (PR) está propondo à Prefeitura dividir a extensa zona rural de Piracicaba em cinco regiões para ampliar, em cada uma delas, o patrulhamento feito hoje por apenas três viaturas da Guarda Civil Municipal. A sugestão está expressa no requerimento 78/2014, aprovado na reunião ordinária desta segunda-feira (10).

Trevisan ressalta que o território do município ocupa uma área de 1.376,913 km², sendo que 31,573 km² (3%) estão em perímetro urbano e os 1.345,339 km² (97%) restantes constituem a zona rural.

Nela estão os distritos de Tanquinho, Santana, Santa Olímpia, Tupi, Ártemis, Anhumas e Ibitiruna, os quais, afastados até 44 quilômetros do Centro da cidade (caso dos dois últimos), são atendidos pelo Grupo de Patrulhamento Rural da GCM, formado por apenas três viaturas.

"Infelizmente, o efetivo e o número de veículos não são suficientes, nem para o patrulhamento ostensivo, nem para o atendimento de ocorrências, já que cada viatura chega a percorrer diariamente, no plantão de 12 horas, cerca de 250 quilômetros."

O parlamentar destaca a ação dos moradores de Tanquinho e Ártemis, que se reuniram, organizaram um abaixo-assinado (com 1.092 adesões em Ártemis e 413 em Tanquinho) e o entregaram ao prefeito Gabriel Ferrato (PSDB), cobrando reforço na segurança da zona rural ante os frequentes casos de roubos e furtos.

No requerimento aprovado pela Câmara, Trevisan sugere a divisão da zona rural de Piracicaba em cinco regiões (Tanquinho, Ártemis, Tupi, Santana/Santa Olímpia e Anhumas/Ibitiruna) e pergunta se há a possibilidade de o comando da Guarda Civil Municipal solicitar ao prefeito uma emenda parlamentar para destinar mais recursos para a compra de cinco viaturas (uma para atender cada região, já incluindo a troca dos três veículos utilizados atualmente), acrescentando esse novo valor à verba de R$ 200 mil já existente para esse fim.

Trevisan também quer saber quando será realizado o próximo concurso público para a contratação de guardas civis e qual o número de agentes que serão contratados. Ele pergunta, ainda, se é possível escalar uma parcela desses guardas aprovados no concurso para atuarem no Pelotão Rural, possibilitando, assim, o patrulhamento da zona rural 24 horas por dia e a ronda ostensiva das cinco viaturas.



Legislativo Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas