
11 DE JANEIRO DE 2017
Vereados se reuniu, na tarde desta quarta-feira (11), com o presidente da Emdhap, João Manoel dos Santos
O vereador Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB), se reuniu com o presidente da Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba), João Manoel dos Santos, na tarde desta quarta-feira (11), para discutir a regularização de loteamentos e empreendimentos imobiliários tanto na Zona Rural quanto no perímetro urbano da cidade.
“Existem muitos ainda que, embora paguem IPTU, ainda não contam com a escritura do imóvel, acarretando dificuldades aos proprietários”, disse o parlamentar. Ele citou os bairros Agrícola Taquaral, Água Bonita, Santa Isabel, Pau Queimado e também casas no bairro Campestre. “Muitos destes loteamentos foram feitos no chamado ‘contrato de gaveta’, de maneira informal, e agora precisam ser regularizados pelo poder público”, disse.
A assistente social Karol Lopes, da Emdhap, explicou os detalhes técnicos que criam dificuldades para a regularização dos imóveis. “O processo começa com a medição dos terrenos, feita pelo topógrafo. Em seguida, o cartório precisa registrar a planta, mas tem dificuldade porque a matriz da área às vezes não bate com a metragem, e precisa ser refeito”, disse ela. Karol concluiu que são muitos os empreendimentos imobiliários sem regularização. “É um trabalho que requer tempo e muito cuidado”, disse.
Já o presidente da Emdhap, João Manoel dos Santos, que foi vereador por sete mandatos, destacou o apreço que tem pelo Legislativo. “Tenho muito respeito pela Câmara”, disse, e garantiu que fará “todos os esforços necessários para atender aos parlamentares nas demandas e ao mesmo tempo pretende cumprir o plano de governo do prefeito Barjas Negri”.
MORADIAS – Na reunião também foi tratada a questão das moradias entregues pela Emdhap, sobre o qual a preocupação do parlamentar é em relação à agilidade de atendimento dos mutuários inscritos no cadastro municipal. “Muitas pessoas nos questionam quando serão beneficiadas com a casa própria”, relatou o parlamentar.
João Manoel dos Santos informou que existem muitas “informações desencontradas” e sugeriu o encaminhamento de quem tem dúvida à Emdhap. “Gostamos de fazer este trabalho corpo-a-corpo, com o intuito de explicar à população como funciona as regras de inscrição e conquista das unidades habitacionais”, disse o presidente da empresa.
Por conta da crise financeira, alguns condomínios populares estão com as obras paradas, mas, mesmo assim, existe o planejamento de entrega dos condomínios Ipês Branco, Amarelo e Roxo, na região de Santa Teresinha, onde serão beneficiadas 720 famílias inscritas na Emdhap.