PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

25 DE AGOSTO DE 2020

Terceira idade: O idoso ativo sabe superar melhor as dificuldades


Coordenadora do programa Universidade Aberta à Terceira Idade da Unimep, Elisangela Corte Real, participou de live do Programa Parlamento Aberto



EM PIRACICABA (SP)  

Elisangela Corte Real é assistente social e coordenadora do programa Universidade Aberta à Terceira Idade da Unimep

Elisangela Corte Real é assistente social e coordenadora do programa Universidade Aberta à Terceira Idade da Unimep

Elisangela Corte Real é assistente social e coordenadora do programa Universidade Aberta à Terceira Idade da Unimep

Elisangela Corte Real é assistente social e coordenadora do programa Universidade Aberta à Terceira Idade da Unimep
Salvar imagem em alta resolução

Elisangela Corte Real é assistente social e coordenadora do programa Universidade Aberta à Terceira Idade da Unimep







“O envelhecimento vai chegar e temos que nos cuidar desde sempre.” Essa é a recomendação de Elisangela Corte Real, assistente social e coordenadora do programa Universidade Aberta à Terceira Idade da Unimep. Ela falou sobre qualidade de vida na terceira idade em live do programa Parlamento Aberto, nesta segunda-feira (24).

Para a assistente social, qualidade de vida não é somente ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos, mas fazer coisas que nos deem prazer. “O idoso precisa ter a sua qualidade de vida e a qualidade de vida é diferente para cada um”, afirmou.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prevê que, até 2050, a população de idosos no Brasil deva atingir 66 milhões de indivíduos. Em 2030, o número de pessoas acima de 60 anos superará o de crianças brasileiras. Com isso, a preocupação com a qualidade de vida na terceira idade tende a ser um tema recorrente nos próximos anos.

Interação social com a família e amigos, aprender coisas novas como a tocar um instrumento musical, uma outra língua, e participar de grupos, procurando estar sempre ativo, foram alternativas propostas por Elisangela Corte Real para que a pessoa idosa mantenha a qualidade de vida. “Quando a gente se cuida, a gente está empurrando as doenças mais para o final da vida”, disse. Para ela, o idoso ativo sabe superar melhor as dificuldades e acaba desenvolvendo doenças como o Mal de Alzheimer mais tarde.

Ter qualidade de vida na terceira idade também significa preservar a autonomia (tomar decisões) e a independência (praticar a ação) da pessoa idosa. Segundo a assistente social, a autonomia e a independência estão diretamente ligadas a atividades básicas da vida diária, como o autocuidado (se alimentar, se vestir, tomar banho) e as atividades instrumentais (gerenciar finanças, fazer compras, cozinhar, realizar tarefas domésticas). “A gerontologia defende muito isso, a autonomia e a independência da pessoa idosa, que é muito importante”, afirmou. E completou: “São atividades corriqueiras, mas que são muito importantes. Se a gente parar de ter essas atividades, vira um idoso inútil e a gente não quer isso.”

A depressão é uma doença frequente na terceira idade. Dados da Pesquisa Nacional de Saúde, do IBGE, apontam que pelo menos 10% de incidência de depressão está entre os idosos. Elisangela Corte Real destacou o papel da família para ajudar o idoso a sair dessa situação, pois é a “base de tudo”. Ela também orientou a procurar ajuda profissional como psicólogos e terapeutas, sair de casa, participar de grupos e conhecer pessoas novas, como caminhos para superar a doença que “não é fácil”. A assistente social relatou que existem idosos que procuram o programa da Unimep destinado à terceira idade porque querem sair da depressão. Segundo ela, o que mais conta é o relacionamento com o grupo, pois a pessoa que está em depressão acaba melhorando após começar a participar de uma comunidade ativa e com interação social.

A pandemia fez suspender o trabalho presencial do programa Universidade Aberta à Terceira Idade do campi Taquaral (Piracicaba) e Santa Bárbara d'Oeste. Antes da suspensão das atividades, o programa, direcionado a homens e mulheres acima de 50 anos, promovia atividades físicas, aulas abertas, palestras e workshops. Elisangela Corte Real informou que eles seguem interagindo via Whatsapp e ela procura passar orientações sobre a prevenção do coronavírus e também atividades que podem ser realizadas em casa.

Na live, ela deu dicas para que pessoas da terceira idade lidem melhor com a pandemia. “O que sugiro é que essas pessoas saiam da ociosidade, não fiquem só em frente à televisão, limpando a casa e procurem fazer outras coisas, aprender outras coisas, é um dos caminhos”, indicou.

ACESSE O CONTEÚDO

As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto. As entrevistas também podem ser conferidas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba e, ainda, no podcast produzido pela Rádio Câmara Web.

Para receber as informações do Parlamento Aberto direto no celular, cadastre-se na lista de transmissão do Whatsapp, neste link.

 



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891


Parlamento Aberto

Notícias relacionadas