
03 DE JUNHO DE 2015
Evento teve início na segunda-feira e foi encerrado nesta quarta
Alunos da Escola Estadual Catharina Casale Padovani estiveram na Câmara
A edição 2015 da Semana do Meio Ambiente da Câmara reuniu 120 estudantes da região de Santa Teresinha. No encerramento, às 14h30 desta quarta-feira, 3, 40 alunos da Escola Estadual Catharina Casale Padovani estiveram no Salão Nobre Helly de Campos Melges, a convite do vereador José Aparecido Longatto (PSDB).
Realizada na Câmara desde 1999, a Semana do Meio Ambiente é uma forma de conscientizar estudantes sobre a preservação dos recursos naturais. O tema desta edição foi Água – Saber Cuidar, com palestras diárias de Elizabeth da Silveira Nunes Sales, do NEA (Núcleo de Educação Ambiental) da Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente).
Segundo Elizabeth, entre os problemas da falta de água está o crescimento populacional e o consumo desenfreado. “Um filé de carne de vaca de 230 gramas consome 3.800 litros de água”, disse, ao citar ainda exemplos do leite, jornal, feijão e tomate. Ela também falou sobre a formação as bacias dos rios PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí). “A nossa situação hoje é pior que a do deserto do Saara, se compararmos a relação de habitantes e água disponível."
Morador há 57 anos de Santa Teresinha, Longatto falou da preocupação com a região, incluindo o trabalho em defesa do rio Corumbataí e pela preservação das nascentes. “Quando entrei na Câmara, eu disse que o rio Corumbataí seria a salvação de Piracicaba. Na época muita gente riu. Hoje só temos água para beber por causa deste rio”, disse o parlamentar. “O conhecimento adquirido hoje será utilizado ao longo de suas vidas. O futuro está nas mãos de vocês.”
Após a palestra, os alunos seguiram para a exposição A Arte Bruta, no hall do prédio anexo da Câmara, para conhecer os trabalhos de Tito Cunha, produzidos a partir de materiais descartados.
Nos três dias de evento participaram a Escola Maria de Lourdes Silveira Cosentino e a Emef (Escola Municipal de Educação Fundamental) João Otávio de Mello Ferracciu. Os apoiadores do evento foram o Consórcio PCJ, Agência PCJ, NEA/Sedema, Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) e empresa Águas do Mirante.