
22 DE MAIO DE 2012
Através de Requerimento o vereador Carlos Gomes da Silva, Capitão Gomes (PP), solicita ao Executivo informações sobre a saúde vocal dos professores da rede pública (...)
Através de Requerimento o vereador Carlos Gomes da Silva, Capitão Gomes (PP), solicita ao Executivo informações sobre a saúde vocal dos professores da rede pública municipal de ensino.
Os profissionais da saúde que atuam na área de voz têm dado mais atenção aos estudos e pesquisas sobre a voz do professor, pois problemas associados aos distúrbios vocais entre docentes é crescente no país.
A incidência de disfonias, alterações de voz, devido a distúrbio no aparelho fonador, entre os professores é uma conseqüência bastante comum do uso permanente da voz, levando à necessidade de tratamento fonoaudiológico e médico.
As disfonias mais graves obrigam o profissional a solicitar readaptação a outro setor, afastando-o de sua área de formação acadêmica, além de exigir do Município a contratação de professores capacitados para substituí-los.
Os distúrbios de voz registrados têm, nos últimos anos, contribuído para que sejam encaminhados projetos de lei, na direção de garantir ações de prevenção para diminuir a incidência de alterações vocais nos professores.
De acordo com o documento, as leis em vigor estabelecem a necessidade de uma equipe multidisciplinar formada por Otorrinolaringologistas, Fonoaudiólogos, Médicos do Trabalho e Psicólogos, atuando nas áreas de prevenção, capacitação, proteção, e recuperação de distúrbios vocais das escolas municipais.
No Requerimento o vereador questiona qual a incidência de disfonias, alterações de voz devido a distúrbio no aparelho fonador, entre os professores da Rede Municipal de Ensino, o numero de professores afastados de suas atividades em sala de aula ou que estão em outra atividade por conta do problema e quantos estão em tratamento fonoaudiológico
“ Seria de grande importância que o Executivo encaminha para esta Casa de Leis, Projeto de Lei instituindo Programa de Saúde Vocal para professores da rede pública municipal de ensino”, disse o vereador.
Patrícia Moraes Sant’Ana _ MTb: 24.154
Foto: Fabrice Desmonts _ MTb: 22.946