
27 DE ABRIL DE 2018
Moisés Taglieta, coordenador do Cevisa (Centro de Vigilância em Saúde), e vereador Dirceu Alves da Silva (SD) foram os convidados do "Câmara Convida" de hoje (27)
Programa "Câmara Convida", exibido pela TV Câmara, recebeu na tarde de hoje o coordenador do Cevisa, Moisés Taglieta e o vereador Dirceu Alves da Silva (SD)
O Lar Betel – instituição que cuida de idosos – foi o palco do lançamento da Campanha Nacional contra a Gripe em Piracicaba, na última segunda-feira (23). Segundo o coordenador do Cevisa (Centro de Vigilância em Saúde), Moisés Taglieta, “a rede está mobilizada” para ao atendimento à população nas zonas urbana e rural. A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde é de vacinar 84 mil pessoas na cidade. Ele concedeu entrevista ao programa “Câmara Convida”, da TV Câmara, no início da tarde desta sexta-feira (27).
São 71 postos de vacinação aptos a oferecer as doses de segunda à sexta-feira das 8h às 15h. Segundo o cronograma do Cevisa, supermercados de diversos bairros também contribuem com a campanha disponibilizando um espaço para que servidores apliquem as vacinas. A data de 12 de abril será considerada o “Dia D” dos trabalhos de imunização na área urbana, quando funcionários percorrerão locais que concentram aglomerações de pessoas, a exemplos dos terminais de ônibus.
O gestor da Saúde lembrou que não há nenhuma contraindicação ao tomar a vacina, que combate os vírus Influenza (gripe), H1N1 e H3N2. “Apenas para quem tem alergia a ovo que não é recomendada”, disse. Um dos problemas que o Cevisa enfrenta anualmente, de acordo com Taglieta, é o fato de as pessoas não buscarem a vacina. “Um grupo que parece simples de atingir a meta são as gestantes, que deixam de ir aos postos de saúde”. No ano passado, recorda ele, nenhuma meta de vacinação foi alcançada. “Parece que a população trabalha mais com aquela noção de pânico”.
Para esse ano o cronograma de imunização foi estabelecido da seguinte forma: desde a última segunda-feira podem se vacinar trabalhadores da Saúde e pessoas com mais de 60 anos. A partir da próxima quarta-feira (2) será a vez de crianças de seis meses a cinco anos, gestantes e puérperas (mulheres no período de 45 dias após o parto). De 9 de maio a dia 30 de junho, professores da rede pública e privada, presidiários e pessoas com morbidades.
Outras informações na Vigilância Epidemiológica Municipal pelo 3437-7800.
2º BLOCO – O vereador Dirceu Alves da Silva (SD) foi o segundo convidado do programa. Ele abordou algumas ações de seu mandato como o encaminhamento de pedidos de melhorias em uma determinada avenida do bairro Mário Dedini que está com “borrachudos” – deformações no asfalto – em frente a alguns pontos de ônibus.
Outro assunto abordado nos 20 minutos finais do programa Câmara Convida foi o reparo do asfalto na rodovia Geraldo de Barros – SP 304 – que liga Piracicaba (SP) a São Pedro (SP). O governo do Estado entregou recentemente a duplicação do trecho entre o distrito de Ártemis até a rotatória que dá acesso ao Thermas Water Park. Segundo Dirceu, uma boa parte da estrada estava sem sinalização e com o asfalto esburacado. “Agora a empresa retornou para consertar um produto de má qualidade”, apontou o parlamentar.
Ampliação de vagas de estacionamento ao entorno do terminal municipal da Vila Sônia também foi comentada pelo vereador. Segundo ele, a partir da reconstrução do terminal de ônibus muitas vagas foram extintas, o que causou descontentamento de comerciantes e moradores do distrito de Santa Terezinha, que, segundo Dirceu, “conta com mais de 100 mil habitantes”. Para resolver o problema, reunião foi realizada no gabinete do prefeito municipal, que solicitou estudo da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) para retornar as vagas para veículos nas proximidades daquele próprio público.