
07 DE FEVEREIRO DE 2022
Vereadora Ana Pavão (PL) vai encaminhar ofícios à Semuttran para solicitar providências para os problemas apontados nas avenidas Rui Barbosa e Antonio Fazanaro
Após alteração de sentido na avenida Doutor João Teodoro, faixa de pedestres continuou à esquerda do cruzamento
Duas vias de tráfego intenso na cidade serão objetos de ofícios e indicações encaminhados pela vereadora Ana Pavão (PL) à Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), já que apresentam riscos de atropelamentos. Ela visitou os locais nesta segunda-feira (7) e ouviu as reivindicações dos comerciantes locais.
Em um dos pontos, na Vila Rezende, a alteração do tráfego na avenida Doutor João Teodoro para sentido único, no acesso à avenida Rui Barbosa, prejudicou a segurança dos pedestres. O comerciante Carlos Mendes explicou que os motoristas que descem a João Teodoro olham apenas para o lado direito para acessar a Rui Barbosa. No entanto, a faixa de pedestres fica do lado esquerdo.
“Com a alteração para o sentido único, piorou”, contou Carlos Mendes, que tem um comércio em frente ao cruzamento. “Nós já vimos dois atropelamentos, um mais sério e outro mais leve. Minha mulher e eu, atravessando a avenida, quase fomos atropelados numa sexta-feira à tarde”.
O técnico de educação e segurança no trânsito da Semuttran, Ricardo Piton, participou da visita e garantiu à vereadora que vai solicitar novos estudos. “Para eliminar esse conflito, já temos estudos em andamento para a avenida toda”, disse. “É um corredor comercial importante da cidade e vamos solicitar estudos da área de engenharia principalmente para eliminar riscos para o pedestre, que é mais vulnerável no trânsito, que tem mais riscos de sofrer um acidente grave”.
Guard rail – Outro ponto de tráfego intenso e com possibilidade de atropelamentos fica na avenida Antonio Fazanaro, no Jardim Caxambu, próximo ao Supermercado Savegnago. O canteiro central da via concentra alguns trailers, o que atrai muitas pessoas, principalmente no período noturno. O comerciante Antonio Carlos Feliciano, o Mineiro, contou que muitas crianças costumam frequentar o local.
Ele disse que o problema é que os veículos trafegam em alta velocidade na avenida. Por isso, existe a preocupação de ocorrerem invasões no canteiro central, o que consequentemente poderia ocasionar atropelamentos. Ana Pavão já havia solicitado a implantação de um guard rail no local, mas recebeu uma resposta negativa da Semuttran. “Nós não aceitamos essa negativa e pedimos que seja revisto. Não é possível não enxergarem o perigo que está ali. Eles se comprometeram a fazer um novo estudo para colocar o guard rail pelo menos na primeira curva”, disse a parlamentar.
Ela também deverá solicitar providências para dois buracos na via, no mesmo ponto. Ambos foram abertos em locais que aparentam ter recebido serviços recentes do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto). Como a via possui trânsito intenso, os buracos já começam a soltar pedras e acumular água da chuva, o que pode ocasionar acidentes.