PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

15 DE ABRIL DE 2021

Rio Piracicaba e cana-de-açúcar são abordados em projeto audiovisual


Carolina Moya e Julian Giannetti, coordenadoras do projeto Outras Margens do Rio, participaram de live do Parlamento Aberto



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução




Um espetáculo audiovisual com dança, cinema, fotografia e debates sobre as relações poéticas entre o rio Piracicaba e a cana de açúcar são apresentados no projeto Outras Margens do Rio. Carolina Moya e Julian Giannetti, coordenadoras do projeto, realizado de forma remota e on-line, falaram sobre o tema “Rio Piracicaba paisagens, memórias e relatos”, em live do programa Parlamento Aberto, na tarde desta quinta-feira (15).

“É o rio que corta a cidade e os canaviais que circundam, são essas imagens que a gente vai trabalhando no espetáculo. Todo trabalho foi realizado de forma poética e lúdica para mostrar a relação do rio Piracicaba com os trabalhadores de cana" disse Carolina Moya. O projeto Outras Margens do Rio será apresentado de 23 a 29 de abril, a partir das 20h, no canal do Youtube do projeto. Ao todo serão 6 apresentações artísticas e uma live falando sobre o processo criativo da dança.

O trabalho do antropólogo e pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) John Dawsey inspirou o trabalho das coordenadoras do projeto. A tese de doutorado de Dawsey é a respeito dos cortadores de cana da cidade. “O John vem desse lugar da arte e performance e antropologia, de como os rituais do ser humano tem a ver com construção social e a construção artística”, disse Julian Giannetti que também citou a influência do antropólogo Arlindo Stefani, coordenador do Projeto Beira-Rio.  “Quando eu li o projeto novamente, fui vendo que o Stefani valorizou a integração de áreas, inclusive a poética” completou Giannetti. O Beira-Rio trabalha com a visão de que o rio e a cidade de Piracicaba formam uma mesma entidade biocultural.

Dramaturgicamente, o espetáculo mostra a paisagem do rio e como se deu o progresso através de processos de transformações, tanto para o rio quanto para cana. “O desejo é poder olhar para a pessoas que estão por trás disso, essa força telúrica que vem desse universo, olhar para os trabalhadores que trabalham de sol a sol e essa relação com os pescadores, disse Carolina Moya. Para ela, trata-se de uma resistência que tem seu sustento e a sua vida pautada pelas paisagens do rio e da cana.

O projeto também engloba uma série de conversas com a equipe do Outras Margens do Rio. De acordo com as coordenadoras, as conversas são uma espécie de videodepoimento. Todas as atividades do Outras Margens do Rio podem ser acessadas através do Instagram (https://www.instagram.com/outrasmargensdorio/) e Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCYbwcHfDHVo6wB9XER_ki6Q/featured) do projeto.

 



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891


Parlamento Aberto

Notícias relacionadas