
22 DE ABRIL DE 2019
O acúmulo de lixo nas margens da pista causava poluição ambiental e ricos a vida de motoristas
Revitalização de área no Nova Suíça tem a participação de Gilmar Rotta
Uma ação conjunta entre a Câmara de Veradores, prefeitura e associação de Moradores do bairro Nova Suiça garantiu hoje condições para a redução do impacto ambiental causado pelo descarte irregular de lixo às margens da rodovia Samuel de Castro Neves (SP-147), que liga Piracicaba ao município de Anhembi.
O vereador Gilmar Rotta (MDB), que tem atuação na região da zona rural, particiou hoje (17), de plantio de árvores arbóreas, como forma de recuperar a área na altura do KM 5 da SP, reduzindo a poluição ambiental e o risco à segurança de motoristas, devido ao grande fluxo de veículos na via.
Para a atender à demanda dos moradores da região, o vereador fez ações junto ao DER (Departamento de Estradas e Rodagem), pela autorização e liberação do espaço, no total 100 metros de extensão, por 30 metros de largura, para que a população do bairro pudesse adotar a área e promover o plantio.
A prefeitura de Piracicaba foi mobilizada para o fornecimento das 120 mudas e dos 240 pneus previstos para seram utilizados no projeto de revitalização da área.
Gilmar Rotta faz um alerta sobre a proibição de jogar lixo e entulho no local, para onde será providenciada mais uma placa de alerta sobre as multas e penalidades impostas pelo descumprimento da lei municipal 178/2006. Ele apontou ainda que a população também pode acionar o telefone 156 da prefeitura ou 3426-1996, passar o número da placa do veículo e denunciar quem desrespeitar a legislação.
Romulo Blasig, chefe de setor da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) coordenou os trabalhos de preparação do canteiro de obras, na utilização dos pneus e preparo do terreno, que inicialmente recebeu as mudas de dracena e croton.
A presidente da Associação de Moradores do bairro Nova Suíça, Maria Luiza participou do plantio e falou da satisfação da comunidade em colocar na prática uma antiga reivindicação popular. Ela reiterou a disposição dos próprios moradores em garantir a manutenção do local como voluntariados.
Nelson Francisco Camuzzi, há mais de 20 anos na região, também considerou a importância de recuperação do local. "Tem que haver conscientização das pessoas. No Japão, quem fuma é obrigado a levar consigo um cinzeiro para não jogar bituca de cigarro no chão", disse.
Pedro da Silva, de 60 anos, também considerou que a área estava abandonada, sendo que a degradação ambiental da região contribui para provocar mau cheiro e criar problemas com o lixo, entulho e bichos.
Vera Lúcia, secretária da Asssociação dos Moradores do Nova Suíça também considerou a conquista da comunidade na adoção e manutenção do local.