
23 DE MARÇO DE 2015
Parlamentares aprovaram reajuste dos servidores e a criação do Departamento de Documentação e Arquivo na Câmara
Vereadores permaneceram no plenário até 1h da manhã
A Câmara de Vereadores de Piracicaba realizou nesta segunda-feira, 23, a 14ª reunião ordinária, com 18 itens na Pauta da Ordem do Dia, além de duas sessões extraordinárias, para apreciação dos projetos de lei que cria o Departamento de Documentação e Arquivo na Câmara e o que estabelece o reajuste salarial dos servidores municipais do Executivo e Legislativo. Ambas as proposituras foram aprovadas pelos parlamentares.
Na 14ª ordinária houve uso da Tribuna Popular por Fábio Leissmann, Roberta Iara Lima e Débora Mattos Peron. Eles comentaram a greve dos professores da rede estadual de ensino. O vereador Ronaldo Moschini (PPS) entregou ao publicitário Bruno Fernandes Chamochumbi a moção de aplausos 28/2015, pelos 15 anos do projeto Casa de Noel.
A Pauta da Ordem do Dia contou com seis requerimentos e cinco moções em discussão única, dois projetos de lei em segunda discussão e três projetos de lei complementar e dois projetos de lei em primeira discussão.
Entre as proposituras em primeira discussão na reunião ordinária esteve o projeto de lei 38/2015, de autoria da mesa diretora, que foi apreciado também nas duas reuniões extraordinárias. O projeto recebeu substitutivo e emenda do vereador Carlos Gomes da Silva (PP), o Capitão Gomes, com parecer contrário dos parlamentares.
Com a aprovação do projeto sem emenda ou substitutivo, a Câmara está autorizada a criar o Departamento de Documentação e Arquivo, dividido em arquivos histórico e permanente, centro de documentação, videoteca, biblioteca do parlamento, espaço de exposições e o SIC (Serviço de Informação ao Cidadão). Além disso, será nomeado, em cargo de comissão, o diretor do departamento.
Ainda nas extraordinárias, em primeira e segunda discussões, os vereadores manifestaram voto favorável ao projeto de lei para o reajuste anual dos servidores públicos do Município. Desta forma, haverá recomposição de 7,48% e aumento real de R$ 70 (a partir de março de 2015, primeiro como abono, e a partir de 1 de janeiro de 2016, incorporado aos vencimentos).
A próxima reunião ordinária acontece na quinta-feira, 25, e pode ser acompanhada pessoalmente no plenário (rua Alferes José Caetano, 834, Centro), pela rádio Educativa FM (105,9), pelo tempo real no site oficial da Câmara e TV Câmara (canais 60.1 na UHF Digital e 8 da Net Piracicaba).