
19 DE MAIO DE 2025
Proposituras citam lotação em unidades de pronto-atendimento, prevenção à hipertensão arterial, direitos da pessoa com epilepsia, saúde da mulher e equoterapia
Visão geral do plenário da Câmara durante a 27ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira
A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, nesta segunda-feira (19), cinco proposituras com foco na saúde.
Elas integram um total de 25 matérias votadas durante a 27ª Reunião Ordinária, em pauta composta por sete projetos de lei —dos quais um, o de número 72/2025, teve sua deliberação adiada por cinco sessões—, um projeto de decreto legislativo, seis moções e 12 requerimentos.
Entre os questionamentos, está o dirigido por Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, ao Executivo sobre a demora no atendimento e a falta de materiais essenciais nas unidades de pronto-atendimento da Vila Rezende, da Vila Cristina, da Vila Sônia e do Piracicamirim. O vereador diz que há "superlotação" nas quatro UPAs e cobra "planejamento para reduzir o tempo de espera da população que busca atendimento emergencial".
Já as condições de atendimento oferecidas na Estação da Paulista durante a realização do Mutirão de Especialidades, voltado à saúde da mulher, são objeto do requerimento 467/2025, de André Bandeira (PSDB). O vereador também é o autor do projeto de projeto de decreto legislativo 8/2025, que, aprovado em discussão única, institui na Câmara a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Epilepsia e seus Familiares.
Também foram aprovados o projeto de lei 80/2025, de Marco Bicheiro (PSDB), que torna abril o "Mês de Conscientização e Prevenção à Hipertensão Arterial", oficializando o evento no calendário oficial do município, e a moção de apelo 92/2025, em que Rerlison Rezende (PSDB), o Relinho, se dirige à direção da Esalq (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz") e ao reitor da USP (Universidade de São Paulo) para que não haja a paralisação das atividades de equoterapia desenvolvidas pelo campus piracicabano.
Outra propositura aprovada, a moção 99/2025, de Thiago Ribeiro (PRD), apela para que o deputado estadual Alex de Madureira (PL) atue junto ao Governo de São Paulo e à Prodesp a fim de que promovam a adequação do modelo de agendamento de serviços da unidade do Poupatempo de Piracicaba, "de modo a garantir o pleno acesso dos idosos".
Pautados em segunda discussão, os projetos de lei 10/2025, de autoria de Paulo Henrique (Republicanos), que cria na cidade o "Programa EmpreJovem Piracicabano", e 64/2025, de Renan Paes (PL), que institui o Dia de Combate à Cristofobia no calendário oficial de eventos do município, também foram aprovados durante a sessão.
E, na Tribuna Popular, o engenheiro Girlei Costa da Cunha abordou o tema "Projeto Beira-Rio: sua importância para a cidade".
Os trabalhos legislativos foram transmitidos ao vivo, desde as 19h, pela TV Câmara e, a partir das 20h, pela Rádio Educativa 105,9 FM.