PIRACICABA, DOMINGO, 28 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

28 DE ABRIL DE 2023

Requerimento questiona transporte de pacientes de UPAs para hospitais


Propositura aprovada nesta quinta-feira (27) questiona número de ambulâncias disponíveis para o transporte de pacientes. Vereadores relatam demora nos serviços



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Zezinho Pereira é autor do requerimento 333/2023, aprovado durante a 23ª Reunião Ordinária






A eventual demora na transferência de pacientes que estão em UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) para hospitais na cidade é questionada pelo requerimento 333/2023, aprovado pela Câmara Municipal de Piracicaba nesta quinta-feira (27).

A propositura, de autoria de Zezinho Pereira (União Brasil), relata que “pacientes que se encontram nas unidades de pronto atendimento aguardam dias para serem transferidos, muitas vezes pela demora da disponibilidade do sistema liberar a vaga, bem como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para que possa transportar o paciente”.

O vereador, assim, questiona o número de ambulâncias do Samu disponíveis especificamente para o transporte de internação dos pacientes e se existe a possibilidade de duas ambulâncias ficarem disponíveis exclusivamente para transferências de um local ao outro.

A propositura também pergunta o número de ambulâncias em operação nos feriados, finais de semana e no período noturno, e se existe algum projeto da secretaria municipal de Saúde para agilizar a liberação das vagas e transferências de pacientes.

Discussões - Ao discutir o projeto, Laércio Trevisan Jr. (PL) disse que as ambulâncias atualmente disponíveis para esse tipo de transporte, "são insuficientes para atender uma população de 430 mil habitantes. Isso é notório. Há casos de pessoas aguardando 8 horas para a ambulância chegar na UPA, busca-la e levá-la para o hospital. Nessa questão, de vaga e de buscar, duas pessoas faleceram", falou o parlamentar. 

Acácio Godoy (PP), que também discutiu a propositura, relatou um caso de uma senhora de idade, acamada, que aguardou de manhã até de noite para ser transportada de sua casa para uma UPA. "Chegando lá, o caso era gravíssimo e ela foi imediatamente entubada", disse. "Os fatos, mês a mês, dizem que precisamos [de mais ambulâncias]", acrescentou.

De forma semelhante, Gustavo Pompeo (Avante) reforçou em seu discurso dificuldades por ele observadas tanto para se conseguir o transporte dos pacientes quanto para a obtenção de vagas nas unidades de atendimento: "há duas filas de espera em Piracicaba: a primeira é pela vaga, uma luta para se conseguir vagas, e uma outra fila é, estando a vaga liberada, no transporte. Há casos de pacientes que eu acompanhei de 8, 9 horas de espera". Segundo o vereador, as respostas do Executivo a questionamentos anteriores feitos pelo parlamentar, não estão a contento: "responderam outra coisa", disse.

As discussões sobre o requerimento 333/2023 podem ser revistas no vídeo acima. 



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Saúde Acácio Godoy

Notícias relacionadas