PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

03 DE SETEMBRO DE 2021

Requerimento questiona despejo irregular de esgoto no Piracicamirim


Paulo Camolesi indaga Executivo sobre problemas em ribeirão que dá nome ao bairro



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Ele solicita cópia das cláusulas contratuais que estabelecem as obrigações dos serviços






Por meio do requerimento 809/2021, aprovado pela Câmara nesta quinta-feira (2), o vereador Paulo Camolesi (PV) solicita informações ao Executivo e providências que considera “urgentes” sobre indícios de liberação de esgoto no ribeirão Piracicamirim. O parlamentar ocupou a tribuna para comentar a questão, durante a 28ª reunião ordinária.

O parlamentar quer saber se o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) possui um setor especializado na fiscalização dos serviços prestados pela empresa contratada através de uma PPP (parceria público-privada). Caso o setor exista, pergunta quem são os responsáveis.

Camolesi indaga ainda se o Semae tem conhecimento das denúncias e de fatos semelhantes que possam estar ocorrendo no ribeirão Piracicamirim ou em outros ribeirões da cidade e, caso a resposta seja positiva, quais providências têm sido adotadas com a empresa prestadora dos serviços para sanar as irregularidades. “Caso não tenha conhecimento, quais as providências que pretende adotar, com a devida urgência, para preservar as águas dos mananciais da poluição pelo esgoto?”, pergunta.

Ele ainda pergunta se a receita obtida pelo Semae com a tarifa de esgoto é totalmente destinada à empresa contratada, pede relatório dos pagamentos mensais de 2019, 2020 e 2021, além de relatório da receita obtida com a tarifa de esgoto, mês a mês, dos mesmos anos.

Além disso, solicita cópia das cláusulas contratuais que estabelecem as obrigações dos serviços a serem prestados ao município pela empresa contratada.

Durante a 28ª reunião ordinária, Camolesi exibiu um vídeo e disse que os vazamentos são constantes. “Não venho aqui para criticar o serviço de ninguém, mas estamos aqui para cobrar. E estamos colocando esse requerimento para perguntar sobre tudo o que está acontecendo. Pagamos de esgoto 100% do que gastamos de água. Quem se lembra daquela faixa, ‘Piracicaba, 100% de esgoto tratado’. Tem muita gente que acredita naquilo lá. O esgoto coletado é 100% tratado, mas o que não é coletado”, disse.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Paulo Camolesi

Notícias relacionadas