
07 DE MARÇO DE 2025
Propositura de autoria de Laércio Trevisa Jr., aprovada nesta quinta (6), também busca detalhamento sobre estratégias de prevenção e combate a essas doenças
Requerimento de autoria de Láercio Trevisan Jr. busca detalhes sobre casos e estratégias voltadas ao combate e prevenção à Covid-19, dengue, zica e chikungunya
Os vereadores aprovaram nesta quinta-feira (6) requerimento que pergunta à Prefeitura sobre o número de casos positivos de Covid-19, dengue, zika e chikungunya registrados no município desde janeiro de 2025. De autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), o requerimento 182/2025 foi aprovado na 9ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba.
Na propositura, o parlamentar cita “a importância de monitorar e controlar as doenças infectocontagiosas e transmitidas por vetores, como Covid-19, dengue, zika e chikungunya, para garantir a saúde pública e o bem-estar da população piracicabana”, e pondera que o aumento da circulação de pessoas e aglomerações por conta do Carnaval, bem como o período de chuvas intensas, são fatores que podem contribuir para a disseminação destas enfermidades.
Além de perguntar sobre o número de casos registrados na cidade, detalhados mensalmente por bairro, faixa etária e sexo dos infectados, Trevisan Jr. também quer saber de houve óbitos por essas doenças.
O parlamentar também questiona quais medidas estão sendo adotadas pela Prefeitura “para prevenir e controlar a propagação dessas doenças, especialmente em relação ao combate ao mosquito Aedes aegypti” e se “há campanhas de conscientização ou ações de mobilização social em andamento para alertar a população sobre os riscos e as formas de prevenção dessas doenças”.
Ele ainda pergunta como estão sendo feitos o monitoramento e a notificação dos casos - com informações detalhadas sobre os métodos de coleta de dados, a frequência de atualização dos registros e a transparência na divulgação dessas informações à população -, pede um ranking dos bairros mais afetados e pergunta se há diferenças significativas na incidência dessas doenças entre faixas etárias e sexos.
O documento aprovado em plenário ainda busca detalhes sobre os recursos humanos e materiais voltados ao combate da Covid-19, dengue, zika e chikungunya em Piracicaba e se existem parcerias e cooperações estabelecidas com outras esferas de governo ou organizações não governamentais voltadas ao combates destas doenças.
Laércio Trevisan Jr. também pede indicadores capazes de demonstrar a eficácia das ações de prevenção e combate tomadas até então, faz questionamentos sobre políticas e estratégias focadas em grupos e populações mais vulneráveis e, por fim, indaga se existe algum tipo de apoio psicológico ou social para os pacientes e familiares afetados por essas doenças.