PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

01 DE JULHO DE 2021

Propositura indaga emprego de pessoas com deficiência na prefeitura


Requerimento solicita informações ao Executivo sobre cumprimento da Lei de Cotas



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

André Bandeira (PSDB) é autor do requerimento



O vereador André Bandeira (PSDB) quer saber se o Executivo cumpre a Lei de Cotas e como se dá a contratação de pessoas com deficiência nos setores da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio do requerimento 678/2021. A propositura foi aprovada durante a 26ª reunião extraordinária, nesta quarta-feira (30).

André Bandeira menciona, no requerimento, a Lei de Cotas para pessoas com deficiência, criada para incentivar a participação destes profissionais no mercado de trabalho. O parlamentar pontua, porém, que poucas empresas seguem a lei corretamente e evitam contratar profissionais com deficiências mais severas ou não investem no desenvolvimento dos funcionários contratados.

André Bandeira pergunta o número total de funcionários da prefeitura e a quantidade de trabalhadores separados por secretaria. O parlamentar também questiona quantos desses funcionários são pessoas com deficiência, no total e por secretaria.

Na propositura, o vereador pontua que a situação do mercado de trabalho para as pessoas com deficiência “ainda está longe do ideal” e que poucas têm empregos formais. O parlamentar atribui o baixo percentual de carteira assinada à resistência de algumas empresas para contratar pessoas com deficiência.

André Bandeira defende, no requerimento, que integrar estes profissionais é possibilitar que este grupo tenha acesso aos direitos que são garantidos pela Constituição. O parlamentar aponta que “não são as pessoas com deficiência que são diferentes, mas o espaço e as condições impostas pelo sistema que são desiguais quando se trata de igualdade de direitos e da dignidade da pessoa humana”.



Texto:  Letícia Santin
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo André Bandeira

Notícias relacionadas