
10 DE FEVEREIRO DE 2014
Problema atinge residências próximas ao Cemitério da Saudade
Matheus Erler reuniu-se com Rogério Vidal, da Sedema, para buscar alternativas
O vereador Matheus Erler (PSC) esteve na Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente) para uma reunião com o secretário Rogério Vidal, na última quarta-feira (5). Ele foi procurado por moradores do bairro Vila Monteiro, que solicitam ação urgente para conter a proliferação de escorpiões no entorno do Cemitério da Saudade.
Com o forte calor e a seca excessiva, a população vizinha ao cemitério tem sofrido com a quantidade de escorpiões em suas residências. Segundo informações dos vizinhos, os aracnídeos saem do cemitério pelos muros, atravessam a rua e invadem as residências vizinhas, na procura de um lugar úmido.
“Hoje, quando cheguei aqui, tinha 17 escorpiões mortos, por causa do veneno que dedetizamos recentemente”, disse um morador da região.
Já a aposentada Maria Jandira dos Santos se mostrou preocupada com as crianças do bairro. “Meu medo é que eles piquem uma delas”, disse.
Preocupado, o parlamentar encaminhou um ofício na segunda-feira (3) solicitando urgência no atendimento. No dia seguinte a secretaria entrou em contato com o gabinete agendando uma reunião com os responsáveis.
Durante o encontro o secretário disse que a pulverização do cemitério é realizada periodicamente, entretanto, na tentativa de solucionar o problema, estaria autorizando ações para a pulverização das calçadas e muros das ruas Coriolano Ferraz do Amaral, Luiz de Camões e João Botene.
Erler aproveitou para questionar ainda a situação dos varredores de ruas nos bairros Tupi e Nova Iguaçu. “A população está reclamando que não há varredores suficientes para o bairro”, disse. Vidal se comprometeu a verificar a situação.
Participaram da reunião o diretor do Departamento de Ecossistema da Sedema, Sinval de Jesus Sarto, o diretor de Projetos e Eventos Ambientais José Orlando de Almeida e Luiz Mazero, chefe de setor do Cemitério, além do chefe de gabinete do vereador, Derli Ribeiro de Palma.