PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

21 DE AGOSTO DE 2020

Projeto inclui data para refletir sobre doença inflamatória intestinal


Deliberação de propositura ocorreu na 32ª reunião extraordinária



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução


Será incluído no Calendário Oficial de Eventos do Município o Dia Municipal de Reflexão sobre Doenças Inflamatórias Intestinais, lembrado sempre em 16 de novembro. A iniciativa está prevista no projeto de lei 244/2019, aprovado nesta quinta-feira (20), em segunda discussão na 32ª reunião extraordinária e em redação final na 33ª extraordinária.

A data sugerida no projeto original era 19 de maio, que coincide com o Dia Mundial da Doença Inflamatória. Na emenda apresentada (acatada na votação pelos demais vereadores), a sugestão foi para o 16 de novembro por ser o Dia Municipal dos Ostomizados, instituído pela lei municipal 7.882/2014 e pelo decreto legislativo 31/2014.

Segundo o artigo segundo do projeto, o Dia Municipal de Reflexão sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais tem por escopo orientar e esclarecer sobre a doença, promover a saúde e qualidade de vida e conscientizar a sociedade e autoridades públicas. 

Ainda conforme o texto, as causas das doenças intestinais inflamatórias são desconhecidas, mas evidências sugerem que bactérias normais do intestino desencadeiam uma reação imunológica anormal em pessoas com pré-disposição genética. Podem estar ligadas a fatores hereditários e imunológicos, podendo ser agravadas pelos hábitos de vida. 

O vereador lembra ainda que as doenças intestinais inflamatórias (sendo as duas principais a colite ulcerativa e a doença de Crohn) afetam pessoas de todas as idades, de ambos os sexos, mas, geralmente, começam antes dos 30 anos, comumente entre 14 e 24 anos. Algumas pessoas têm seu primeiro ataque entre os 50 e 70 anos. 

Na justificativa, há ainda a menção que pacientes com doença inflamatória intestinal possuem maior risco de câncer colateral em relação à população sem a doença e que a colonoscopia é o melhor método para diagnosticar e tratar lesões potencialmente cancerosas relacionadas a ela.

"Embora não haja cura para as as doenças intestinais inflamatórias, muitos medicamentos, incluindo aminossalicilatos, corticosteroides, medicamentos imunomoduladores, agentes biológicos e antibióticos, podem ajudar a reduzir a inflamação e aliviar os sintomas. Pessoas com a doença muito aguda precisam de cirurgia em algumas situações", diz o texto.

Sobre a mudança de data, o vereador que a sugeriu cita que o Dia Municipal de Reflexão sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais e o Dia Municipal dos Ostomizados devem ser comemorados de forma conjunta com o único propósito de fortalecer ainda mais o trabalho de conscientização que a Associação de Ostomizados já desenvolve sobre o tema em Piracicaba.

Ele lembra que as pessoas ostomizadas são as que precisam passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo de comunicação com o exterior, para a saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação. Neste caso, o maior causador da ostomia é o câncer no intestino grosso ou delgado e na bexiga, que normalmente nesses casos o procedimento é irreversível.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Pedro Kawai Lair Braga

Notícias relacionadas