PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

13 DE JULHO DE 2020

Programa busca integração de setores em prol da cultura da inovação


Inova Piracicaba é desenvolvido por professor do IFSP e vereador Isac Souza, que apresentarão proposta a integrantes da Acipi e Atepi



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Vereador Isac Souza defende diálogo entre academia, comércio, indústria e governos

Vereador Isac Souza defende diálogo entre academia, comércio, indústria e governos
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Professor Giocondo, do IFSP, possibilitou desenvolvimento das propostas

Professor Giocondo, do IFSP, possibilitou desenvolvimento das propostas
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Vereador Isac Souza defende diálogo entre academia, comércio, indústria e governos



Integrar empresas, comércio e órgãos públicos ao ambiente acadêmico para o desenvolvimento de ações em prol da cultura da inovação é o propósito do programa Inova Piracicaba, que mobiliza a Câmara de Vereadores de Piracicaba e o campus local do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia).

Fruto do diálogo entre o professor doutor Francisco Giocondo César, agente de prospecção de projetos de inovação do IFSP, e o vereador Isac Alves de Souza (PTB), a iniciativa está na pauta de duas reuniões nesta quarta-feira (15), que serão realizadas por meio de videoconferências, com a Atepi (Associação das Empresas de Tecnologia de Piracicaba e Região) e Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba). 

"Esse trabalho vem sendo estudado há um bom tempo. Desde o ano passado, estamos procurando algumas maneiras de levar nossa cidade a se integrar à cultura da inovação, de uma forma mais profunda. Já temos empresas com essa visão, mas queremos alcançar mais pessoas, inclusive no poder público", contextualiza o vereador Isac. 

Na prática, o objetivo final do programa Inova Piracicaba é o conhecimento, em que o ambiente acadêmico se debruçaria no desenvolvimento de soluções dos problemas da cidade nas mais diversas áreas, como meio ambiente, saúde, educação, cultura, entre outros. "É um trabalho que começou com a aproximação do nosso gabinete com o professor Giocondo, que participa do Fórum Permanente sobre Educação para o Trânsito. Nossa intenção é começar pelo IFSP e depois levarmos a proposta à Fumep e demais instituições de ensino da cidade”, completa Isac.

Sobre a apresentação da proposta à Acipi e Atepi, o parlamentar lembra que ambas instituições captam demandas diárias e que, muitas vezes, a distância é grande entre as universidades e os setores. “Quando pensamos no conceito de cidade inteligente, que vai além de uma cidade conectada, devemos buscar a melhoria dos processos existentes. Por isso, a sociedade deve se unir para trazer os problemas, como também buscar soluções conjuntas." 

Para ele, o momento é mais do que favorável, especialmente por causa da mudança de comportamento recente da sociedade, após as recomendações de distanciamento social da OMS (Organização Mundial da Saúde) e a prática crescente de home office e da comunicação no ambiente virtual. "A Covid-19 nos empurrou para isso e é um caminho sem volta. Agora, o desafio é encontrar os modelos para modificar os processos internos e que interfiram em produtividade e melhoria dos serviços", analisa.

Além de ser o autor do Fórum Permanente sobre Educação para o Trânsito, Isac Souza apresentou na Câmara o projeto de decreto legislativo 18/2020, que está em tramitação nas comissões e depois irá à votação do plenário, antes de ser implementado. Nesse caso, o objetivo é criar o Fórum Permanente sobre Inovação, Ciência e Tecnologia, para reunir autoridades e especialistas na discussão de temas relacionados à área e contribuir para o desenvolvimento da cidade.

“O programa Inova Piracicaba é uma espécie de filho prematuro do fórum. A nossa ideia é trazer a discussão para o poder público, pois diversos países europeus e asiáticos já estão neste contexto e o Brasil começa agora", contextualiza o parlamentar.

Ele também é coautor (com o vereador Matheus Erler, do PSDB) do programa Laboratório de Ideias Legislativas, o Lab-ID, criado pela resolução 10/2019, de dezembro do ano passado, para aproximar a Câmara da sociedade e permitir que cidadãos e entidades da sociedade civil apresentem ideias ao Legislativo.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Educação Isac Souza

Notícias relacionadas