
18 DE ABRIL DE 2018
Minicurso promovido pela Escola do Legislativo ocorreu nesta quarta-feira.
Minicurso foi oferecido no quarto andar do prédio anexo da Câmara
Luciano Junior, diretor do Departamento de Cerimonial da Câmara, ministrou nesta quarta-feira (18) o minicurso "Cerimonial e protocolo público", promovido pela Escola do Legislativo. "Começamos por uma dinâmica de memorização na qual eles falavam o próprio nome. Em seguida formaram duplas para se apresentar, baseadas em uma nova metodologia que permite desprendimento do participante", explicou o mestre de cerimônias.
O encontro ocorreu no quarto andar do prédio anexo da Câmara, das 9h às 17h. Luciano discorreu sobre organização, planejamento e execução de solenidades e acontecimentos, símbolos nacionais, reprodução de hinos, etiqueta em ambiente profissional, representações, trajes, comportamento social, postura corporal e a diferença entre script e roteiro.
Os participantes fizeram um exercício de precedência das bandeiras. Em diversas situações —cenários em instituições ou órgãos públicos—, eles eram desafiados a ordenar corretamente as flâmulas, baseados no decreto federal 70.274/1972.
Em relação à ordem de precedência nas esferas municipais, estaduais e federais, o mestre de cerimônias apresentou hipóteses em que os participantes deveriam encaminhar as autoridades para as devidas cadeiras, em mesa par e mesa ímpar. Luciano também falou sobre protocolo. "Deve ser claro. Mesmo que você não tenha uma caligrafia cursiva legível, procure escrever em forma e em letras grandes", aconselhou.
O diretor da Câmara também conduziu o curso "Mestre de cerimônia: a arte de falar em público", na última quarta-feira (11), no qual discorreu sobre atribuições e competências da profissão.
A ESCOLA — A Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba foi criada pelo decreto 63/2014, de autoria do ex-vereador João Manoel dos Santos, e tem por objetivo a realização de ações voltadas à educação para a cidadania, difusão cultural, capacitação de agentes políticos e lideranças comunitárias, capacitação e atualização de corpo técnico, servidores e vereadores. Atualmente, é dirigida pela vereadora Nancy Thame (PSDB) e coordenada pelo diretor do Departamento de Documentação e Arquivo, Fábio Bragança.