PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

09 DE SETEMBRO DE 2020

Presidente do Ipasp não descarta necessidade de rever "nota de corte"


Antonio Carlos Gonçalves Alves, o Kaká, participou de entrevista ao vivo no Instagram do Parlamento Aberto.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução




Em entrevista ao vivo, nesta terça-feira (8), no perfil do Instagram do Parlamento Aberto, o presidente do Ipasp (Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Piracicaba), Antonio Carlos Gonçalves Alves, o Kaká, afirmou que há a possibilidade de rever a “nota de corte” instituída em 2008 pela prefeitura. A medida determinou que a prefeitura arcasse com os recursos necessários para bancar as aposentadorias aos servidores contratados até 2003 e, para os de a partir de 2004, fosse criado o chamado "fundo de reserva".

“Temos dois fundos, o de repasse e o de reserva. Para o fundo dos servidores contratados até 2003, a prefeitura deveria repassar ao Ipasp o montante devido, mas, como não tinha caixa suficiente, houve então a segregação de massa com o déficit equacionado, como um financiamento, para o aporte mensal dos valores", explicou.

Segundo ele, há estudos atuariais para alteração na linha de corte, porém a proposta deve ser avaliada com cautela. “Quero acompanhar de perto, elaborar junto ao Executivo, Legislativo e ao sindicato, uma medida efetiva para que daqui 10, 20, anos o problema não volte a repetir”, acrescentou.

Alves ressaltou, ainda que o instituto é deficitário e mesmo com a majoração das alíquotas de 11 para 14%, conforme regime imposto pela reforma previdenciária, não vai se findar o déficit. "Ele vai continuar enquanto houver beneficiário do fundo de repasse. O presidente garantiu que a meta em sua gestão  é "fazer o máximo possível para preservar os benefícios dos servidores aposentados e dos que virão a se aposentar".

REFORMA - A majoração da contribuição dos servidores municipais ao Ipasp é decorrente emenda constitucional 103, de novembro de 2019, que promoveu no país a chamada "reforma da Previdência". Embora de abrangência nacional, a medida delegou a estados e municípios com regime próprio de aposentadorias e pensões a aprovação local da majoração da alíquota cobrada de seus servidores públicos estatutários.

IPASP - O Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba foi fundado no dia 13 de outubro de 1967, por meio da Lei Municipal 1.526 com os objetivos de realizar pagamento de pensões e prestar assistência médica e odontológica, sempre com foco no servidor público municipal estatutário.

Em 2008, com as leis complementares 219 e 227, foram atribuídas ao Ipasp as delegações de gestor único do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e, assim, o Instituto passou a administrar, além das pensões, as aposentadorias dos servidores estatutários, tendo sido executadas, em janeiro de 2009, as primeiras resoluções de concessão de aposentadorias.

ACESSE O CONTEÚDO
As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto.

As entrevistas também podem ser acessadas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba e, ainda, no podcast produzido pela Rádio Câmara Web.

Para receber as informações do Parlamento Aberto direto no celular, é possível se cadastrar na lista de transmissão do Whatsapp neste link.



Texto:  Raquel Soares
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Parlamento Aberto

Notícias relacionadas