
11 DE MAIO DE 2009
O vereador Walter Ferreira da Silva, o Pira (PPS), na última sexta-feira (8), pela manhã, esteve nas imediações da "Ponte do Mirante", para atender a solicitação do (...)
O vereador Walter Ferreira da Silva, o Pira (PPS), na última sexta-feira (8), pela manhã, esteve nas imediações da "Ponte do Mirante", para atender a solicitação do professor e historiador, Noedi Monteiro, que em nome de boa parte da comunidade negra piracicabana reivindica da Prefeitura Municipal a manutenção e revitalização do obelisco que ostenta a placa denominativa dos construtores da primeira ponte de concreto armado do Brasil: os engenheiros, irmãos, Antonio e José Pereira Rebouças, na construção da Ponto do Mirante, em Piracicaba.
A solicitação é que o obelisco seja recuado em pelo menos quatro metros, distanciando-se de postes de energia elétrica e semáforos, câmeras de monitoramento, o Big Brother, além de se livrar de placas de anúncios e eventos, que rotineiramente são colocadas no entorno do obelisco, em desrespeito à legislação vigente, visto ser uma área tombada pelo município.
Na revitalização do local, as cores oficiais da África, vermelho, negro e verde - declaradas cores oficiais da raça africana pela Universal Negro Improvement Association and African Communities League (a UNIA), em 1920 - poderá serem exibidas na proteção de concreto do monumento e colocação de pedriscos, constitundo um mosaico.
Na mesma sexta-feira, dia 08, à tarde, o vereador Pira levaria o pedido da comunidade negra ao conhecimento da Prefeitura, em reunião com o secretário municipal de Meio Ambiente, Rogério Vidal. Além de acionar o Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba - Ipplap, por intermédio do diretor-presidente, aquiteto João Chaddad.
Historia
Em matéria disponibilizada no Site A Provincia, 21/08/2008 14:25, o jornalista Cecílio Elias Neto demonstra que os irmãos Rebouças foram os primeiros construtures de pontes no Brasil.
No processo de desenvolvimento da cidade, a chegada da ferrovia aconteceu, em Piracicaba, através de um ramal ligando Jundiaí ao município através da Cia. Ituana, em 1877. Para tanto, estiveram diretamente envolvidos o engenheiro Antonio Francisco de Paula Souza, um dos fundadores da Escola Politécnica de São Paulo, que respondeu pelo traçado do ramal, e os irmãos Rebouças, responsáveis pela construção da ponte sobre o rio Piracicaba e da estação.
Paula Souza era de Itu, nascido em 1843, de tradicional família de políticos. Seu pai foi autor do primeiro projeto de extinção total da escravidão, ainda em 1865. Formado na Suíça e na Alemanha, o engenheiro se caracterizou pela trabalho de renovação da engenharia ferroviária brasileira. Projetou, entre outros estudos, a estrada de ferro que ligava Itu a Piracicaba. Foi ministro do Exterior no governo de Floriano Peixoto e primeiro diretor da Escola Politécnica, onde também foi criador dos cursos práticos do Gabinete de Resistência dos Materiais, embrião do Instituto de Pesquisa Tecnológica.
Quanto à construção da ponte sobre o Rio Piracicaba – fazendo a ligação da região central à Vila Rezende – um dos maiores empecilhos à implantação da ferrovia, seus trabalhos foram conduzidos por Antonio Pereira Rebouças, engenheiro militar, com especialização na França. Foi chefe da comissão de exploração da estrada de Curitiba a Guarapuava, projetou o cais da Alfândega no Rio de Janeiro, e, em 1871, inaugurou as obras da estrada de Mato Grosso, trabalhando ainda, na execução das obras da estrada de ferro entre Campinas e Rio Claro. Quando, pessoalmente, dirigia as obras e medições para a ponte sobre o Rio Piracicaba, contraiu malária, tendo falecido em Campinas, com apenas 34 anos. As obras foram concluídas por seu irmão, André Rebouças.
Martim Vieira Mtb 21.939
Foto: Davi Negri Mtb 20.499