
13 DE AGOSTO DE 2015
Executivo Municipal incluiu na programação de atividades solicitações encaminhadas nas indicações 1830 e 1866, ambas de 2015
A Prefeitura de Piracicaba atendeu pedidos do vereador Ronaldo Moschini (PPS) para intervenções viárias. Encaminhada pela indicação 1830/2015, a solicitação por melhorias na avenida Luiz Pereira Leite, no bairro Água Branca, foi incluída nas ações da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran).
No trecho próximo às escolas municipais Prof. Antonio Domingos de Camargo e Prof. Aracy de Moraes Terra, localizadas na rua Prof. Dr. Antonio Sanchez de Oliveira, o vereador Moschini destacou que a comunidade reivindicava a adoção de medidas com o objetivo de melhorar e disciplinar o trânsito.
De acordo com o texto encaminhado ao Executivo, as crianças que residem nos bairros Astúrias, Residencial Bela Vista e Serra Verde utilizam as ruas Prof. Luiz Gonzaga Engelberg Nordello e Nair Bertolotti Stocco como rota de acesso às escolas municipais têm dificuldades para atravessar a avenida Luiz Pereira Leite devido ao tráfego de veículos, o que coloca em risco a segurança dos pedestres.
“Observamos no local que a sinalização é precária, não existem placas, nem sinalização de solo que informe a velocidade máxima permitida (60 km/h)”, observou o vereador. Na mesma região, existem dois pontos de ônibus – um em cada lado da via – e foi verificada a ausência de faixas de segurança para travessia.
Assim, foi solicitada a instalação de redutores de velocidade para limitar a velocidade neste trecho e que seja reduzida a velocidade máxima permitida de 60 km/h para 30 km/h, por tratar-se de área escolar, e que sejam pintadas faixas de segurança para travessia dos pedestres e que seja feita a sinalização de trânsito.
Também foi atendido o pedido encaminhado na indicação 1866/2015, no qual Ronaldo Moschini (PPS) solicita instalação de dispositivos físicos ou eletrônicos para limitar a velocidade dos veículos e a melhoria da sinalização de trânsito próximo ao 1º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, localizado na avenida Monsenhor Martinho Salgot, 320, Bairro Vila Areão.
No texto da indicação, o vereador detalha que em visita ao 1º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros foi constatada a necessidade da instalação de barreiras físicas, através de redutores de velocidade (lombadas) ou eletrônicas no intuito de reduzir a velocidade dos carros, ônibus e das carretas carregadas que descem a avenida em alta velocidade.
A operação de saída das viaturas torna-se perigosa e demorada, devido ao fato dos veículos trafegarem pela avenida em alta velocidade, principalmente os que estão na pista contrária à edificação do Corpo de Bombeiros, o que aumenta o risco de colisões. “A solução que sugerimos seria a construção de redutores de velocidade nas duas pistas, principalmente na pista contrária”, sugere o vereador.
Outra medida que poderia ser adotada seria a redução da velocidade máxima permitida no trecho de 60 km/h para 40 km/h e que fosse intensificada a sinalização vertical e horizontal, alertando sobre a presença do destacamento do Corpo de Bombeiros.