PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

18 DE AGOSTO DE 2020

Potencial de crescimento do mercado de biodefensivos chega a 25%


Gustavo Herrmann falou ao programa Parlamento Aberto sobre o potencial do mercado de controle biológico na agricultura



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução






Usar defensivos agrícolas de origem biológica para o controle de pragas é um meio seguro para garantir a qualidade do produto e segurança do consumidor. Em entrevista ao programa Parlamento Aberto, nesta segunda-feira (17), Gustavo Herrmann, membro do Conselho de Administração da Croplife Brasil e diretor comercial da Koppert Brasil, falou sobre o crescimento do mercado de controle biológico na agricultura e as vantagens da tecnologia de biodefensivos.

A tecnologia de controle biológico consiste em usar o próprio “inimigo” das pragas para combatê-las, com o objetivo de trazer mais saúde para o sistema. Esse inimigo pode ser um inseto predador da praga que ataca a planta (controle macrobiológico) ou um vírus que controla a praga de forma natural (controle microbiológico). De acordo com Gustavo Herrmann, o equilíbrio que a proteção com produtos biológicos traz é "um controle quase perfeito”, pois no caso do controle macrobiológico os insetos que são soltos dependem da praga para sobreviver. “A população da praga vai caindo, a população do inseto vai caindo, até chegar num novo equilíbrio”, explicou.  

Segundo o entrevistado, o mercado de controle biológico de plantas e doenças em substituição aos controles químicos está em franca expansão, pois enquanto a taxa de crescimento dos produtos químicos para controle de pragas é de 5% a 10% ao ano no Brasil, os biodefensivos crescem em uma taxa de 25% a 30%. “A adesão ao controle biológico está sendo muito rápida e a gente imagina que de 5 a 10 anos o mercado global terá entre 25% e 30% da proteção com produtos biológicos e o mercado brasileiro entre 20% e 25%”, afirmou Gustavo Herrmann ao frisar a significativa representatividade dos biodefensivos dentro de um mercado que é de 12 bilhões de dólares no país.

Gustavo Herrmann enxerga que o consumidor será mais exigente com a agricultura brasileira no momento pós pandemia porque ao se preocupar com a saúde também vai querer saber de onde vem o alimento que consome. Segundo ele, os biodefensivos produzem uma cadeia agrícola muito mais sustentável e quanto mais tecnologia, maior a produtividade do agricultor e mais seguro é o produto que sai do campo.

Na live, Herrmann classificou os alimentos de origem orgânica como um “nicho importante”, mas destacou que o maior mercado para os defensivos agrícolas de origem biológica é o convencional sendo que objetivo é trabalhar a longo prazo para que todo hortifruti que chegue na gôndola do supermercado não tenha resíduos de agrotóxico. “O nosso objetivo enquanto participantes na cadeia de alimentos é que lá na frente a população tenha acesso ao alimento seguro, seja ele orgânico ou convencional”, finalizou.

CROPLIFE BRASIL – A CropLife Brasil (CLB) é uma associação que reúne especialistas, instituições e empresas que atuam na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em quatro áreas essenciais para a produção agrícola sustentável: germoplasma (mudas e sementes), biotecnologia, defensivos químicos e produtos biológicos.

ACESSE O CONTEÚDO - As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto.

As entrevistas também podem ser conferidas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba e, ainda, no podcast produzido pela Rádio Câmara Web.

Para receber as informações do Parlamento Aberto direto no celular, cadastre-se na lista de transmissão do Whatsapp, neste link.



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891


Parlamento Aberto

Notícias relacionadas