
07 DE MAIO DE 2024
Vereador Gilmar Rotta esteve no local quatro vezes antes de a reforma acontecer devido à preocupação com o estado de conservação da estrutura
A Semozel (Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria) deu início à obra de manutenção na passarela pênsil José Dias Nunes, conhecida como "Ponte Pênsil", que cruza o rio Piracicaba na altura do Engenho Central. O trabalho acontece após o vereador Gilmar Rotta (PDT) ter vistoriado o local em quatro ocasiões e alertar a Prefeitura sobre as condições da estrutura.
O serviço, aprovado pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba), concentra-se na substituição das tábuas do piso da passarela, que ficaram desgastadas ao longo do tempo. Além da troca das tábuas, a Semozel também realizará uma nova pintura em toda a estrutura metálica da passarela, visando à sua preservação e durabilidade.
Devido às obras, o acesso ao Engenho Central pela passarela estará interditado pelo menos até o fim de semana. Alternativamente, os usuários podem acessar o complexo turístico pela ponte estaiada, pela ponte do Morato ou pela avenida Dr. Maurice Allain.
Gilmar Rotta esteve novamente no local nesta terça-feira (7), acompanhando o início da intervenção. "É essencial reformar a passarela pênsil, um ponto turístico icônico, onde as pessoas apreciam a beleza natural de Piracicaba, com o rio que a atravessa. Com a Festa das Nações se aproximando, muitos visitantes estarão presentes. Devemos garantir a segurança e a preservação desse patrimônio para receber os visitantes de maneira adequada", destacou o vereador.